Carta de Dora María Téllez, ex-comandante guerrilheira nicaraguense
Dora-Maria-Tellez-com-servicos-sociais-internacionalmente-reconhecidos-e-prisioneira-politica-na-Nicaragua-Arquivos

Carta de Dora María Téllez, ex-comandante guerrilheira nicaraguense

A combatente histórica expressa sua gratidão ao movimento internacional de solidariedade contra a ditadura nicaraguense.

Dora María Téllez 12 mar 2023, 17:20

Savannah, Georgia 6 de março de 2023

Queridas amigas e amigos:

Escrevo para expressar minha gratidão pela carta pública que vocês assinaram, preocupados com minha situação na prisão e exigindo minha libertação, assim como a das demais presas e presos políticos nicaraguenses. Enquanto estive na prisão, recebi notícias, por meio de meu irmão, sobre a generosa solidariedade que vocês demonstraram.

Cada assinatura e cada atividade realizada atingiu as grades daquela cela e junto com a resistência da maioria dos nicaraguenses conseguiram abrir a porta de metal que se fechava sobre nós, possibilitando nossa libertação, uma vitória sobre a opressão em que o regime da família Ortega Murillo mantém a Nicarágua. Fui acusada e condenada por fazer uso da liberdade de expressão que a Constituição da Nicarágua concede a cada cidadão.

Fui submetida a um julgamento sumário, com provas falsas e sem direito a defesa. Cada presa e preso político passou por um caminho semelhante. Fomos submetidos a um sistema carcerário de total privação e quatro mulheres estivemos em regime de isolamento durante vinte meses. Agora, duzentas e vinte e duas pessoas estamos livres, embora tenhamos sido banidas e nossas nacionalidades arrancadas de nós, junto com outros 94 nicaraguenses. Nossas famílias são assediadas e a pensão que recebíamos foi cancelada.

Nos cárceres continuam 37 presos políticos, entre eles o Bispo de Matagalpa, Monsenhor Rolando Álvarez. Graças a gestos como o de vocês, duzentos e vinte e duas pessoas, temos a oportunidade de nos recuperarmos para continuar lutando por uma Nicaragua com democracia, oportunidades, equidade e paz. Por tudo isso, muito obrigada do fundo do meu coração.

Abraços,

Dora María


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores