Carta de Dora María Téllez, ex-comandante guerrilheira nicaraguense
Dora-Maria-Tellez-com-servicos-sociais-internacionalmente-reconhecidos-e-prisioneira-politica-na-Nicaragua-Arquivos

Carta de Dora María Téllez, ex-comandante guerrilheira nicaraguense

A combatente histórica expressa sua gratidão ao movimento internacional de solidariedade contra a ditadura nicaraguense.

Dora María Téllez 12 mar 2023, 17:20

Savannah, Georgia 6 de março de 2023

Queridas amigas e amigos:

Escrevo para expressar minha gratidão pela carta pública que vocês assinaram, preocupados com minha situação na prisão e exigindo minha libertação, assim como a das demais presas e presos políticos nicaraguenses. Enquanto estive na prisão, recebi notícias, por meio de meu irmão, sobre a generosa solidariedade que vocês demonstraram.

Cada assinatura e cada atividade realizada atingiu as grades daquela cela e junto com a resistência da maioria dos nicaraguenses conseguiram abrir a porta de metal que se fechava sobre nós, possibilitando nossa libertação, uma vitória sobre a opressão em que o regime da família Ortega Murillo mantém a Nicarágua. Fui acusada e condenada por fazer uso da liberdade de expressão que a Constituição da Nicarágua concede a cada cidadão.

Fui submetida a um julgamento sumário, com provas falsas e sem direito a defesa. Cada presa e preso político passou por um caminho semelhante. Fomos submetidos a um sistema carcerário de total privação e quatro mulheres estivemos em regime de isolamento durante vinte meses. Agora, duzentas e vinte e duas pessoas estamos livres, embora tenhamos sido banidas e nossas nacionalidades arrancadas de nós, junto com outros 94 nicaraguenses. Nossas famílias são assediadas e a pensão que recebíamos foi cancelada.

Nos cárceres continuam 37 presos políticos, entre eles o Bispo de Matagalpa, Monsenhor Rolando Álvarez. Graças a gestos como o de vocês, duzentos e vinte e duas pessoas, temos a oportunidade de nos recuperarmos para continuar lutando por uma Nicaragua com democracia, oportunidades, equidade e paz. Por tudo isso, muito obrigada do fundo do meu coração.

Abraços,

Dora María


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi