Tribunal de Haia pede prisão de Vladimir Putin
skynews-vladimir-putin-russia_6092041

Tribunal de Haia pede prisão de Vladimir Putin

Corte internacional concluiu que russo cometeu crimes de guerra durante invasão da Ucrânia

Redação da Revista Movimento 17 mar 2023, 16:00

Um relatório sobre o conflito Rússia x Ucrânia, produzido por uma comissão de investigação da ONU serviu de base para que o Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda, pedisse a prisão do presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo as investigações, foram cometidos crimes de guerra em série durante a invasão do território ucraniano, com destaque para ações das tropas contra civis (como assassinatos, violência sexual, tortura, destruição de instalações vitais de infra-estrutura, reassentamento forçado) e deportação de crianças das áreas ocupadas desde 24 de fevereiro de 2022. A Corte também pediu a prisão de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa.

“A Câmara de Pré-Julgamento II considerou, com base nos pedidos da Acusação de 22 de fevereiro de 2023, que existem motivos razoáveis para acreditar que cada suspeito tem responsabilidade pelo crime de guerra de deportação ilegal da população e de transferência ilegal da população das áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa, em prejuízo das crianças ucranianas”, diz trecho da decisão.

À imprensa, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, informou que o “as decisões do Tribunal Penal Internacional não têm nenhum significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”.

Isolamento

A decisão pode tornar Putin um pária internacional. Isso porque, apesar de não poder ser preso na Rússia, que não reconhece a jurisdição do Tribunal, uma vez que atravesse as fronteiras poderá ser detido por autoridades internacionais.

Conforme o colunista Jamil Chade, do site UOL, diplomatas brasileiros acreditam que o isolamento do mandatário russo pode aprofundar o conflito na Ucrânia, por restringir a possibilidade de mediação. Também destacam dificuldades históricas do tribunal em fazer cumprir seus mandatos. O ex-presidente do Sudão, Omar al Bashir, não foi detido nem mesmo quando viajou ao Exterior.

Ainda assim, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, comemorou a medida de Haia.

“Os criminosos internacionais serão responsabilizados por roubar crianças e outros crimes internacionais”, disse.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi