Líder sandinista Monica Baltodano realiza ciclo de palestras no Brasil
monica_baltodano-1-Miriet-Ábrego-820x546

Líder sandinista Monica Baltodano realiza ciclo de palestras no Brasil

Expatriada pela ditadura nicaraguense, historiadora falará sobre política e direitos humanos em eventos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

Tatiana Py Dutra 10 abr 2023, 09:19

Foto: Miriet Ábrego / Semanario Universidad

Monica Baltodano, uma das figuras centrais da revolução sandinista na Nicarágua em 1979, chega ao Brasil neste mês para uma série de eventos e encontros onde pretende denunciar as violações cometidas pelo regime autoritário de Daniel Ortega e Rosario Murillo. A visita é uma promoção do Conselho Editorial da Revista Movimento – publicação do Movimento Esquerda Socialista (MES), do PSOL – e do Comitê Brasileiro de Solidariedade com o Povo da Nicarágua. 

As atividades serão realizadas de 10 a 19 de abril em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e em Porto Alegre. Nessas cidades, Monica fará palestras com o tema central “Nicarágua: da revolução Sandinista ao Rigor Autoritário de Daniel Ortega”. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público. 

A agenda de compromissos ainda incluirá encontros com parlamentares, professores, sindicalistas, militantes de esquerda e expoentes dos Direitos Humanos no Brasil, como o padre Julio Lancellotti e Frei Betto, e encontros com lideranças do Instituto Vladimir Herzog

Quem é Monica

Historiadora, 70 anos, Monica figura entre os nomes mais importantes da política nicaraguense nos últimos 40 anos. Foi uma das três mulheres que receberam o grau honorário de Comandante Guerrilheira após o triunfo da revolução sandinista. Exerceu o cargo de vice-ministra da Presidência, ministra dos Assuntos Regionais e membro do Parlamento até que se opôs ao pacto no qual o ex-presidente Arnoldo Alemán (1997-2002) e Daniel Ortega dividiram o poder da Nicarágua.

Eminente membro da oposição do governo Ortega (que está na presidência da Nicarágua desde 2007), Monica foi presa por participar do Movimento de Renovação Sandinista e exigir a libertação de presos políticos em 2019. Em fevereiro passado, o regime autoritário a incluiu no rol dos 94 opositores declarados apátridas pelo governo. Além de retirar a nacionalidade do grupo, Ortega confiscou bens e mesmo os registros da seguridade social dos expatriados – integrados a um grupo de 222 nicaraguenses que foram expulsos do país em voo fretado rumo aos Estados Unidos.

“O objetivo de Ortega é a execução, a eliminação civil e material de todos nós, dos 94 expatriados, mas também dos 222 oponentes que foram brutalmente presos, alguns deles por até três ou quatro anos”, afirmou Monica em entrevista ao site LadoB, da Costa Rica, onde vive em exílio.

Autora dos quatro volumes de “Memórias da Luta Sandinista” (www.memoriasdelaluchasandinista.org), Monica contará sobre sua trajetória e o contexto político da Nicarágua – para onde pretende voltar assim que a ditadura cruel do governo Ortega for derrubada. Confira a seguir parte da agenda (programação sujeita a alterações).

SÃO PAULO

10 de abril

18h – Atividade com as esquerdas, na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco)

11 de abril

9h30 – Encontro com Padre Júlio Lancelotti, no Viva Mooca São Miguel Arcanjo (Rua Taquari, 1100)

17h – Diálogo com Frei Betto, no Salão da Igreja dos Frades Dominicanos (Rua Caiubi, 164)

BRASÍLIA

12 de abril

13h – Encontro com o deputado distrital Fábio Felix, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF)

16h30min – Encontro com parlamentares, entidades e movimentos (Plenário 12 da Câmara Federal)

PORTO ALEGRE

14 de abril

9h – Encontro com Parlamentares e dirigentes de esquerda 

14h – Visita a escola de formação do MST, em Águas Claras, Viamão

18h30min – Agenda Pública – Nicarágua: Da Revolução Sandinista a Escalada Autoritária de Ortega e Murillo (Auditório da Economia da UFRGS)

15 de abril

9h – Encontro com Fòrum Ecumenico Inter-religioso (Paróquia do Redentor, Cidade Baixa)

17h30min – Visita ao Seminário Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (Salão da Comunidade São Roque, Parque Mauá, São Leopoldo)

RIO DE JANEIRO

17 de abril

17h – Reunião com diretoria do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe)

18 de abril

10h – Encontro com parlamentares de esquerda, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

15h – Roda de Conversa com ativistas de Direitos Humanos, intelectuais e Coletivos (Casa da América Latina)

19 de abril

17h – Conferência e debate, na.Open Society Foundation (Ladeira da Glória, 26, Glória)


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"