Ministério Público Eleitoral defende inelegibilidade de Bolsonaro
novo-marco-de-garantias_mcamgo_abr_251120211818-8

Ministério Público Eleitoral defende inelegibilidade de Bolsonaro

Expectativa é que ação seja julgada pelo TSE ainda este mês. Se condenado, ex-presidente ficará inelegível por oito anos

Redação da Revista Movimento 13 abr 2023, 15:10

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em manifestação entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Procuradoria-Geral Eleitoral defendeu a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). A ação, entregue na noite de quarta-feira (12), atende ação de abuso de poder político  iniciada pelo PDT após o ex-presidente ter convocado uma reunião com embaixadores estrangeiros para levantar suspeitas sobre as urnas eletrônicas e do próprio processo eleitoral. 

O encontro ocorreu em julho passado, no Palácio da Alvorada, e foi transmitido pela TV Brasil – o que acrescenta a acusação de uso indevido dos meios oficiais de comunicação à ação de abuso de poder. A minuta golpista encontrada pela Polícia Federal (PF) durante busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres –  que pretendia instaurar estado de defesa na sede do TSE para rever o resultado do pleito – foi incluída no processo.

A expectativa é que o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, julgue a ação ainda este mês. Se a decisão for favorável à inelegibilidade, Bolsonaro não poderá disputar eleições por oito anos. A sanção, porém, não atingiria o ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022, o ex-ministro Walter Braga Netto (PL). O processo corre em segredo de Justiça mas, extraoficialmente, diz-se que o militar não teria colaborado com o uso da estrutura do Alvorada para disseminação de fake news.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 out 2025

Trump, tire as mãos da Venezuela!

É o momento de unidade em defesa da soberania da Venezuela contra a ameaça imperialista
Trump, tire as mãos da Venezuela!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores