Novo caso de trabalho análogo à escravidão no RS
esc

Novo caso de trabalho análogo à escravidão no RS

Deputada Luciana Genro anuncia novas ações da Comissão de Direitos Humanos contra esse tipo de crime no Estado

Redação da Revista Movimento 3 abr 2023, 15:53

Em menos de 60 dias, o Rio Grande do Sul registra o terceiro caso de trabalho em situação análoga a escravidão, o segundo na Serra. Conforme a Polícia Federal (PF) quatro trabalhadores argentinos – incluindo um adolescente de 14 anos – eram explorados no corte de eucaliptos para a produção de lenha em Nova Petrópolis.

O caso foi denunciado por dois homens que procuraram o Batalhão de Polícia Militar em Bom Princípio (RS), distante cerca de 40 quilômetros do município. Segundo o gerente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da Serra, Vanius Corte, os dois trabalhadores, de 24 e 45 anos, chegaram a Nova Petrópolis em agosto de 2022. O combinado é que seriam pagos ao fim do serviço, porém, nunca receberam salário, apenas alimento. A moradia do quarteto era insalubre.

“Eles não tinham alojamento, eles estavam acampados. Era uma barraca de lona, sem água potável, sem banheiro, sem cozinha. Comida eles faziam em uma chapa em cima de umas pedras. Mínimas condições, nada adequado. Ficou completamente caracterizada essa condição degradante do trabalho pelo próprio local onde eles viviam enquanto trabalhavam”, disse Corte ao site G1.

Segundo Corte, os quatro estavam em situação ilegal no Brasul e queriam retornar a Argentina. O MTE encaminhou o grupo para a Fundação de Assistência Social (FAS), em Caxias do Sul, até que possam voltar ao país de origem.

A Polícia Federal prendeu em flagrante o sujeito que seria responsável pelas atividades dos imigrantes. A corporação acrescentou que ele teria sido contratado pelo dono da propriedade onde os quatro cortavam as árvores.

A deputada estadual Luciana Genro, presidenta estadual do PSOL e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, acrescenta que o alojamento ficava em uma área de mata, onde o grupo foi abandonado. Ela afirma que os parlamentares intensificarão ações contra esse tipo de exploração.

“Tenho acompanhado casos desse tipo e levei o assunto a uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. O meu colega deputado do PSOL, Matheus Gomes, coordena uma Comissão externa que servirá como instrumento na luta contra estes absurdos. Também estou buscando punições mais rígidas para quem comete esse crime, com meu projeto que cancela o cadastro do ICMS de empresas envolvidas com estas práticas, o que inviabilizaria suas atividades econômicas. O combate a este crime horrendo precisa seguir sempre!”, afirmou.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores