Servidores públicos federais terão reajuste salarial
43E10DA6-16AB-4F17-B771-D238942B5CD1

Servidores públicos federais terão reajuste salarial

O reajuste de 9% aprovado pelo Congresso e sancionado por Lula ocorre após mais de 6 anos sem aumento no funcionalismo público federal.

Redação da Revista Movimento 29 abr 2023, 14:03

Foto: SindiReceita / TV Brasil

Há mais de 6 anos sem reajuste salarial, as categorias de servidores do Poder Executivo federal receberão 9% de reajuste salarial emergencial e aumento de R$200 no auxílio alimentação. Aprovado no Congresso, o presidente Lula sancionou o aumento no último dia 28/04 com promessas também da convocação de novos concursos para as carreiras federais.

Durante os anos dos governos Bolsonaro e Temer, os salários estiveram congelados e o processo de sucateamento de diversos órgãos federais se intensificou, como no ensino superior, na instituições federais de saúde, nos órgãos relacionados à proteção do meio ambiente, na regulação fundiária, entre outras áreas atacadas sistematicamente.

Apesar de estar abaixo da reivindicação de 27% de reajuste, que representaria as perdas salariais do funcionalismo público federal somente durante o governo Bolsonaro, o índice do aumento foi considerado uma vitória da mobilização de diversas categorias e inicia um novo momento das lutas salariais. Segundo Joselene Mota, representante do ANDES:

Acompanhamos esse momento crucial da nossa campanha salarial de 2023, que foi o reajuste emergencial de 9%. Hoje também iniciamos uma etapa da campanha salarial 2024, porque reconhecemos que esse reajuste emergencial não cobre a necessidade de recomposição do conjunto dos servidores e das servidoras federais que exigiram do governo 27% [referente às perdas acumuladas durante o governo Bolsonaro].1

Atualmente são mais de 560 mil servidores federais divididos entre a administração direta, fundações e autarquias.

Notas

1 https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/lula-sanciona-lei-e-edita-mP-que-garante-reajuste-emergencial-de-9-para-sPFs1


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores