CCJ aprova PEC que pode reduzir número de candidaturas de mulheres e negros
TSE - Tribunal Superior EleitoralUrna eletrônica

CCJ aprova PEC que pode reduzir número de candidaturas de mulheres e negros

PEC 9 também perdoa propagandas eleitorais abusivas e outros crimes eleitorais

Redação da Revista Movimento 16 maio 2023, 19:19

Foto: Agência Brasil/Arquivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), mais uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode garantir a redução do número de mulheres e negros nos parlamentos nacionais. 

Trata-se da PEC-9, também chamada de PEC da Anistia, que isenta de punições os partidos que descumprirem as cotas de raça e gênero nas campanhas eleitorais. Falhas nas prestações de contas, propagandas irregulares ou abusivas – condutas hoje puníveis com multa e suspensão de repasses de recursos – podem ser perdoadas. A proposta ainda prevê o retorno do financiamento empresarial para quitação de dívidas das siglas contraídas antes de 2015.

Apenas o Novo e a federação PSOL-Rede foram contra o texto da PEC na CCJ. Inclusive, tentaram tirar a matéria da pauta. Os demais partidos – PL, PT-PcdoB-PV, PSB, PDT, PSD, MDB, Avante, Republicanos e Podemos – se uniram para aprovar a peça por 45 votos a 10.

“A PEC é um retrocesso para as mulheres e para os negros brasileiros. Depois de anos de lutas e conquistas judiciais e no âmbito do Parlamento, essa PEC é passar por cima de toda a discussão e legislação conquistada. É um absurdo”, protestou a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

A tramitação da proposta agora prevê análise em uma Comissão Especial, antes de apreciação dos plenários da Câmara e do Senado. 

“Nosso mandato estará na linha de frente para combatê-la. Não à PEC 9!”, promete Sâmia.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi