CCJ aprova PEC que pode reduzir número de candidaturas de mulheres e negros
TSE - Tribunal Superior EleitoralUrna eletrônica

CCJ aprova PEC que pode reduzir número de candidaturas de mulheres e negros

PEC 9 também perdoa propagandas eleitorais abusivas e outros crimes eleitorais

Redação da Revista Movimento 16 maio 2023, 19:19

Foto: Agência Brasil/Arquivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), mais uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode garantir a redução do número de mulheres e negros nos parlamentos nacionais. 

Trata-se da PEC-9, também chamada de PEC da Anistia, que isenta de punições os partidos que descumprirem as cotas de raça e gênero nas campanhas eleitorais. Falhas nas prestações de contas, propagandas irregulares ou abusivas – condutas hoje puníveis com multa e suspensão de repasses de recursos – podem ser perdoadas. A proposta ainda prevê o retorno do financiamento empresarial para quitação de dívidas das siglas contraídas antes de 2015.

Apenas o Novo e a federação PSOL-Rede foram contra o texto da PEC na CCJ. Inclusive, tentaram tirar a matéria da pauta. Os demais partidos – PL, PT-PcdoB-PV, PSB, PDT, PSD, MDB, Avante, Republicanos e Podemos – se uniram para aprovar a peça por 45 votos a 10.

“A PEC é um retrocesso para as mulheres e para os negros brasileiros. Depois de anos de lutas e conquistas judiciais e no âmbito do Parlamento, essa PEC é passar por cima de toda a discussão e legislação conquistada. É um absurdo”, protestou a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

A tramitação da proposta agora prevê análise em uma Comissão Especial, antes de apreciação dos plenários da Câmara e do Senado. 

“Nosso mandato estará na linha de frente para combatê-la. Não à PEC 9!”, promete Sâmia.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores