Chapa 1 vence eleições do ANDES!
A Chapa 1, apoiada por setores do PSOL e independentes, venceu as eleições do sindicato nacional de docentes das universidade públicas
Com 43,16%, a Chapa 1 ANDES PELA BASE venceu o processo eleitoral do ANDES-Sindicato Nacional. O resultado foi oficializado pela Comissão Eleitoral Central na noite deste domingo.
Recebendo mais de 7 mil votos de docentes de todo país, a Chapa 1 enfrentou na campanha uma série de irregularidades promovidas pela Chapa 3, ligada à setores petista, que utilizaram inclusive de meios institucionais do sindicato e das reitorias para fazer campanha. Após o resultado das eleições, a Chapa 3 mantém seus métodos e indica a possibilidade de judicializar as eleições mesmo sem elementos concretos para esse pleito.
Segundo Annie Schmaltz, professora da USP Ribeirão Preto e nova dirigente eleita do Andes, sobre o impasse:
A todo tempo a coordenação nacional trabalhou na montagem da planilha de apuração com os dados enviados pelos nossos representantes nas CEL. Portanto, não trabalhamos com ‘dados paralelos’ e ‘não oficiais’, como o Renova fala. Trabalhamos com dados oficiais das CEL.
Segundo que como chapa podemos ‘cantar a vitória’ a hora que temos números que nos comprovam isso. Portanto é absolutamente legítimo.
Terceiro que mais uma vez eles desrespeitam o regimento, agora tentando deslegitimar as CEL e as seções sindicais.
Eles podem recorrer a justiça, esse é um direito deles, e nos podemos e devemos responder a altura e comemorar a vitória! Sigamos!
Parabéns à Chapa 1 eleita! O ANDES-SN seguirá trilhando um caminho de combatividade e independência nos próximos anos!