Chapa 1 vence eleições do ANDES!
WhatsApp-Image-2023-03-21-at-12.07.11-1-750x377-1

Chapa 1 vence eleições do ANDES!

A Chapa 1, apoiada por setores do PSOL e independentes, venceu as eleições do sindicato nacional de docentes das universidade públicas

Redação da Revista Movimento 15 maio 2023, 10:49

Com 43,16%, a Chapa 1 ANDES PELA BASE venceu o processo eleitoral do ANDES-Sindicato Nacional. O resultado foi oficializado pela Comissão Eleitoral Central na noite deste domingo.

Recebendo mais de 7 mil votos de docentes de todo país, a Chapa 1 enfrentou na campanha uma série de irregularidades promovidas pela Chapa 3, ligada à setores petista, que utilizaram inclusive de meios institucionais do sindicato e das reitorias para fazer campanha. Após o resultado das eleições, a Chapa 3 mantém seus métodos e indica a possibilidade de judicializar as eleições mesmo sem elementos concretos para esse pleito.

Segundo Annie Schmaltz, professora da USP Ribeirão Preto e nova dirigente eleita do Andes, sobre o impasse:

A todo tempo a coordenação nacional trabalhou na montagem da planilha de apuração com os dados enviados pelos nossos representantes nas CEL. Portanto, não trabalhamos com ‘dados paralelos’ e ‘não oficiais’, como o Renova fala. Trabalhamos com dados oficiais das CEL.

Segundo que como chapa podemos ‘cantar a vitória’ a hora que temos números que nos comprovam isso. Portanto é absolutamente legítimo.

Terceiro que mais uma vez eles desrespeitam o regimento, agora tentando deslegitimar as CEL e as seções sindicais.

Eles podem recorrer a justiça, esse é um direito deles, e nos podemos e devemos responder a altura e comemorar a vitória! Sigamos!

Parabéns à Chapa 1 eleita! O ANDES-SN seguirá trilhando um caminho de combatividade e independência nos próximos anos!


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 07 maio 2025

Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis

Combate amplo contra a corrupção não pode ser justificativa para mais austeridade fiscal
Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"