CPI de Atos Golpistas do DF vai colaborar com CPMI do Congresso
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

CPI de Atos Golpistas do DF vai colaborar com CPMI do Congresso

Deputados distritais estão sendo procurados por senadores e deputados em busca de informações

Redação da Revista Movimento 2 maio 2023, 14:42

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) foi procurado por líderes do Senado e da Câmara em busca de informações que possam municiar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Há três meses, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) investiga ações e inações que permitiram que terroristas depredassem os prédios da Praça dos Três Poderes.

O intercâmbio de informações deve acontecer na próxima semana, após a escolha dos participantes da CPI. Segundo Fábio, os congressistas já solicitaram relatórios sobre os depoimentos colhidos, além de documentos que já foram obtidos pela CPI.

Serão requeridos, especialmente, informações sobre o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres, setor de inteligência, atuação da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública. Conforme o site UOL, parlamentares de oposição também estão buscando subsídios junto os deputados distritais.

A CPI da CLDF foi instalada em 18 de janeiro. Entre outras descobertas, os distritais souberam que o Exército cancelou três operações para acabar com o acampamento golpista em frente ao quartel-general em Brasília. Informações devem colaborar com os parlamentares progressistas para desmontar o argumento da extrema direita de que o governo teria sido conivente com a tentativa de golpe.

No Congresso

O requerimento de instalação da CPMI foi lido na última quarta-feira e, agora, aguardam-se os cálculos de proporcionalidade para a composição da comissão. Assim que a Mesa Diretora informar quantas cadeiras cada bloco partidário poderá indicar,abre-se o prazo para que líderes indiquem os integrantes da investigação. A expectativa é o colegiado seja instalado na semana que vem.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi