Educadores do Distrito Federal declaram greve!
5039BA6D-6D8A-4DE6-9652-2B8EA6298958

Educadores do Distrito Federal declaram greve!

Professores e professoras do DF abrem processo de luta contra o governo Ibaneis.

Redação da Revista Movimento 5 maio 2023, 16:05

Foto: Sinpro – DF

No último dia 04/05, uma grande assembleia de educadores e educadoras do Distrito Federal declarou greve por aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Conforme declaração do Sinpro – DF, sindicato que representa os professores e professoras, a greve foi declarada após inúmeras rodadas de negociação com o governador Ibaneis. Segundo o relato da assembleia da categoria:

Nas suas intervenções, educadores e educadoras lembraram das condições de trabalho precárias que resultaram da política de sucateamento do governo Ibaneis. Turmas superlotadas, desmonte da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do ensino especial, atrasos no repasse do PDAF, comprometimento das atividades pedagógicas por falta de estrutura e de pessoal. Tudo isso se soma à desvalorização dos e das profissionais da educação, que estão com seus salários congelados há 8 anos. O governador respondeu a esse problema com 6% de reajuste em 2023, que sequer cobre as perdas do último período.

Hoje (sexta-feira), os trabalhadores e trabalhadoras se reúnem em assembleias regionais para traçar os planos de mobilização e ampliação do movimento grevista. A repressão do governo distrital também tem sido um tema central na organização da greve, como declarou o deputado distrital Fábio Félix (PSOL DF) apoiando o movimento:

A recusa de Ibaneis em abrir diálogo com professoras e professores só reforça que o governador é um inimigo da educação pública. Absurdo o GDF ir à justiça para aplicar multa de R$ 300 mil contra trabalhadores que lutam por reestruturação na carreira. Todo meu apoio ao Sinpro – DF!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores