Educadores do Distrito Federal declaram greve!
5039BA6D-6D8A-4DE6-9652-2B8EA6298958

Educadores do Distrito Federal declaram greve!

Professores e professoras do DF abrem processo de luta contra o governo Ibaneis.

Redação da Revista Movimento 5 maio 2023, 16:05

Foto: Sinpro – DF

No último dia 04/05, uma grande assembleia de educadores e educadoras do Distrito Federal declarou greve por aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Conforme declaração do Sinpro – DF, sindicato que representa os professores e professoras, a greve foi declarada após inúmeras rodadas de negociação com o governador Ibaneis. Segundo o relato da assembleia da categoria:

Nas suas intervenções, educadores e educadoras lembraram das condições de trabalho precárias que resultaram da política de sucateamento do governo Ibaneis. Turmas superlotadas, desmonte da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do ensino especial, atrasos no repasse do PDAF, comprometimento das atividades pedagógicas por falta de estrutura e de pessoal. Tudo isso se soma à desvalorização dos e das profissionais da educação, que estão com seus salários congelados há 8 anos. O governador respondeu a esse problema com 6% de reajuste em 2023, que sequer cobre as perdas do último período.

Hoje (sexta-feira), os trabalhadores e trabalhadoras se reúnem em assembleias regionais para traçar os planos de mobilização e ampliação do movimento grevista. A repressão do governo distrital também tem sido um tema central na organização da greve, como declarou o deputado distrital Fábio Félix (PSOL DF) apoiando o movimento:

A recusa de Ibaneis em abrir diálogo com professoras e professores só reforça que o governador é um inimigo da educação pública. Absurdo o GDF ir à justiça para aplicar multa de R$ 300 mil contra trabalhadores que lutam por reestruturação na carreira. Todo meu apoio ao Sinpro – DF!


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 11 out 2024

Sobre o resultado eleitoral do primeiro turno

Um balanço do primeiro turno das recentes eleições municipais brasileiras
Sobre o resultado eleitoral do primeiro turno
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade