Brasil suspende venda de armas ao Peru após ação da deputada Fernanda Melchionna (PSOL RS)
Protestas_Lima_Diciembre_2022_12

Brasil suspende venda de armas ao Peru após ação da deputada Fernanda Melchionna (PSOL RS)

Ação da deputada psolista contra a ditadura de Dina Boluarte é passo importante na denuncia internacional do governo golpista peruano

Redação da Revista Movimento 29 maio 2023, 09:52

Foto: Wikimedia Commons

Semanas após o pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para o fim da venda de armas letais do Brasil para a ditadura de Dina Boluarte no Peru, o governo Lula atendeu ao ofício apresentado pela deputada federal Fernanda Melchionna e cessou as vendas do tipo.

O pedido oficial da deputada foi realizado após o golpe parlamentar que destituiu e encarcerou o presidente Pedro Castillo, legitimamente eleito nas últimas eleições presidenciais do país e derrubado por um congresso controlado pela direita e extrema direita. Castillo foi eleito com uma plataforma de esquerda representando o interior do país, historicamente excluído das decisões políticas e econômicas pela burguesia limenha.

Com sua destituição através do golpe, a vice-presidente Boluarte tomou o poder em aliança com os setores mais atrasados do fujimorismo e iniciou um processo de repressão violenta contra as multidões de todas as partes do país que se manifestavam contra o golpe na capital e em outras partes do país. Mais de 80 assassinatos cometidos pelas forças de segurança foram registrados nos últimos meses.

No entanto, a decisão do governo não impede a venda de armas de fogo realizada por empresas privadas brasileiras, exigindo a continuidade da luta contra a ditadura peruana também no Brasil. Somente entre janeiro e abril deste ano, o Brasil exportou quase R$ 1 milhão e meio em armas e munições para a ditadura Boluarte. Tendo uma das maiores comunidades peruanas de imigrantes no mundo, é essencial que a pressão continue até o embargo total da venda de armas e munições ao governo usurpador


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores