Metroviários gaúchos decidem entrar em greve no dia 8 de maio
52853703661_06f5c78009_o-1200x630

Metroviários gaúchos decidem entrar em greve no dia 8 de maio

Sindimetro reivindica a retirada da Trensurb da lista de empresas públicas a serem privatizadas, além de mais direitos à categoria

Redação da Revista Movimento 2 maio 2023, 11:00

Foto: Divulgação

Em Assembleia Geral realizada na sexta-feira (28/04), os metroviários gaúchos deliberaram pela greve da categoria, que acontecerá no próximo dia 8 de maio, em todas categorias da Trensurb. Os trabalhadores reivindicam a retirada da Trensurb da lista de empresas públicas a serem privatizadas, além de mais direitos à categoria. Os trabalhadores e trabalhadoras da Trensurb conquistaram o acordo coletivo, que não está sendo cumprido pela direção da empresa.

A deputada Luciana Genro (PSOL) esteve presente no encontor, além de representantes da CUT, CSP Conlutas, Sindisaúde-RS. Maria Lúcia Fatorelli, fundadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida, esteve prestando sua solidariedade à luta.

Presidente do sindicato, Luís Henrique Chagas, ressaltou a importância de estar diversas frentes nessa luta e que precisamos ter solidariedade de classe e unidade dos trabalhadores:

“Muito importante a CUT estar aqui, a CSP estar aqui, os sindicatos, as deputadas do PSOL, Maria Lúcia Fatorelli, além de todos trabalhadores que aqui estão. Precisamos levar essa luta adiante e cobrar pela Trensurb pública, com mais qualidade, que atenda a demanda dos usuários.”

Etevaldo Teixeira, dirigente do PSOL, prestou a solidariedade e exigiu uma postura do governo federal em relação ao Plano Nacional de Desestatização:

“Vamos exigir uma audiência emergencial com o governo federal e com o ministro da casa civil para tirar a Trensurb da PND. A luta precisa continuar.”

“Tivemos uma grande vitória democrática ao derrotar o Bolsonaro mas sabemos que não basta eleger o Lula para resolver os problemas da classe trabalhadora. É preciso mobilização para tensionar o governo a fazer as grandes mudanças necessárias.”, apontou Luciana.

Fernanda Melchionna, deputada federal pelo PSOL-RS, cobrou uma postura do governo federal e se colocou à disposição da categoria dos metroviários:

“Nós queríamos chegar no quarto mês de governo com a Trensurb fora do PND, com mais condições aos trabalhadores, com melhores condições aos usuários. Não foi isso que aconteceu, então a categoria precisa pressionar, estamos pedindo audiência com Rui Costa, para que se receba o sindicato com as reivindicações.”


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores