Mobilização e esclarecimento para salvar o PL das Fake News
sem_titulo-7_3

Mobilização e esclarecimento para salvar o PL das Fake News

Para parlamentares do PSOL, ações promovidas pela extrema direita e big techs precisam servir de aprendizado

Tatiana Py Dutra 3 maio 2023, 17:00

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A pedido do deputado Orlando Silva (PC do B-SP), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tirou a votação do PL 2630 da pauta da sessão de ontem (2). A apreciação da chamada PL das Fake News em regime de urgência havia sido aprovada pelos parlamentares na semana anterior. Porém, enfrenta oposição de bolsonaristas, evangélicos e big techs contrários a legislação que estabelece obrigações a serem seguidas por redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca na sinalização e retirada de contas e conteúdos considerados criminosos. 

Aliados, colocaram em prática uma campanha mentirosa que associa a nova legislação à perda da liberdade de expressão. As medidas contaram com a ação de lobistas e até de censura de mensagens favoráveis ao PL nas redes sociais. 

Com o efeito disso, Lira, Silva – relator do PL – e líderes partidários concordaram que não haveria votos suficientes para aprovar a lei. Além disso, o relator recebeu mais de 90 emendas ao texto – o que demandará um trabalho árduo de análise. Não há data para o a matéria voltar à pauta, contudo, se demorar muito, o  Supremo pode assumir a responsabilidade de decidir sobre o tema.

·

Assim, parlamentares progressistas precisam ampliar os trabalhos de esclarecimento e mobilização para enfrentar os crimes promovidos com desinformação sobre o projeto.

“A extrema direita, aliada com as bilionárias big techs, mostrou do que eles são capazes. Só que não estão acima da lei. Desinformar, impulsionar conteúdo mentiroso, direcionar a páginas da extrema direita, só fortalece a certeza de que temos que enfrentar a censura que as big techs querem impor e a terra sem lei que permitiu tantos discursos criminosos promovidos pelos fascistas. Um passo atrás para dar dois à frente. Mas para dar dois à frente teremos que construir a contra-narrativa e botar o bloco na rua para lutar!”, afirmou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Para a deputada federal Sâmia Bomfim, a experiência dos últimos dias vendo uma aliança entre extrema direita e grandes corporações para descredibilizar o PL 2630, tem que servir de combustível para combater as mentiras e ganhar a opinião pública. 

·

“Os ataques a escolas, o crescimento de células neonazistas, a organização de atos golpistas. Todos esses colocam em risco a democracia e a segurança do nosso povo. Quando batalhamos pela aprovação do projeto, é contra isso que estamos lutando. Nos próximos dias, temos que seguir espalhando a verdade sobre a necessidade da regulação das plataformas digitais. Nos articulando, ampliando o debate, alcançando novas pessoas, impedindo que a força da grana e a mentira se imponham. É uma tarefa árdua e necessária. Vamos à luta!”, convoca.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi