Solidariedade com Vini Jr!
Declaração de camaradas do Estado espanhol contra os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro
La Aurora (organização marxista) expressa sua solidariedade ao jogador brasileiro do Real Madrid, Vini Jr., que foi recentemente atacado com insultos racistas no estádio Mestalla, em Valência. O racismo e o colonialismo sempre andaram de mãos dadas no Estado espanhol. E eles ainda persistem e revivem na mentalidade de alguns setores da população, para os quais o futebol não serve para desfrutar de um jogo nobre, mas para desabafar as frustrações diárias que o mesmo regime e sistema criam neles.
Condenamos a agressão que Vini sofreu naquele dia, mas também condenamos as outras 9 agressões que ele sofreu, das quais apenas duas das queixas terminaram em condenação.
As pessoas e as sociedades do Estado espanhol não são racistas em sua grande maioria. Mas suas instituições permitem que o racismo fique impune na maioria das ocasiões. Em março de 2022, a Promotoria de Ódio das Baleares arquivou a queixa pelos gritos racistas contra Vinicius, dizendo que “inicialmente não parecem ter, no presente caso, a dimensão criminal pública que se postula”. Alguns meses depois, após um clássico de Madri, o Ministério Público de Madri também arquivou outro caso após uma queixa da associação de empregadores.
Dessa vez, o argumento foi o seguinte: “Não há nenhum ato concreto a ser imputado a uma pessoa específica e, uma vez que os insultos de natureza racista tenham sido contextualizados, eles não constituiriam um crime contra a dignidade da pessoa em questão nos termos do artigo 510.2 a) do CP” (El País, 22 de maio).
Sim, há promotores, juízes, políticos e a mídia que incitam o racismo e, ao mesmo tempo, negam essa realidade. Nós os consideramos os maiores responsáveis pelo clima de impunidade que Vini Jr. teve de suportar repetidamente em todo o estado.
Concordamos plenamente com o presidente Lula quando diz que “não podemos permitir que o fascismo e o racismo entrem nos estádios de futebol”. O La Aurora está lutando por uma profunda mudança republicana das instituições do Estado, que não permitirá que atitudes de ódio antidemocráticas e racistas como essa fiquem impunes.
Nossas sinceras desculpas, Vini Jr. Continuaremos a luta para mudar este país.
La Aurora
22 de maio de 2023