Em memória de Don Esteban Volkov (1926-2023)
Na tarde de 16 de junho partiu deste mundo nosso diretor, companheiro e amigo Don Esteban Volkov, aos 97 anos de idade
Sua morte deixará um profundo vazio que será muito difícil de preencher. Seu humor, sorriso e olhar eram parte desse semblante amável e firme com o qual se apresente diante da gente no museu, nas centenas ou milhares de conferências que deu, nos documentários e na sua vida diária.
Desde o assassinato de seu avô, o dirigente revolucionário Leon Trotsky, assumiu a tarefa mais importante da sua vida, a defesa das ideias e da trajetória de seu avô.
Apesar de ser um pai e profissional exitoso, sua maior atenção sempre foi manter essa memória vida, a bandeira limpa de Leon Trotsky.
Em sua luta fundou a Casa Museu Leon Trotsky a qual dirigiu até pouco anos atrás. Don Estevan, como lhe chamávamos no Museu, era a alma desse espaço, sem esse ímpeto e caráter, o museu haveria fracassado em sua tarefa, tudo que somos hoje como instituição devemos a ele.
Esta tristeza que nos embarga será convertida em energia, a qual nos servirá para manter seu legado à tona.
Sua família biológica, seus amigos e companheiros do Museu Casa León agradecem profundamente as manifestações de carinho recebidas até o momento.
Nas próximas horas anunciaremos os próximos eventos que organizaremos em homenagem a Don Estevan, para sempre lembrá-lo. Agora seu corpo descansa ao lado dos seus pais a avôs, todos eles grandes mártires da luta por um mundo melhor. Esse sonho seguirá guiando as tarefas desse espaço.