Em nota, cinco ministérios defendem deputadas ameaçadas pelo partido de Bolsonaro
img20221129145152937-696x464

Em nota, cinco ministérios defendem deputadas ameaçadas pelo partido de Bolsonaro

PL protocolou pedido de cassação de congressistas por supostos xingamentos em discussão sobre o Marco Temporal

Redação da Revista Movimento 10 jun 2023, 09:00

Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

Após o PL pedir a cassação das deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Érika Kokay (PT-DF) e Juliana Cardoso (PT-SP), cinco ministérios manifestaram apoio às parlamentares ameaçadas. 

O partido de Valdemar da Costa Neto pediu a perda de mandato das deputadas após uma altercação com Zé Trovão (PL-SC) e outros deputados bolsonaristas durante a votação da urgência do Projeto de Lei do Marco Temporal, em 24 de maio. Na discussão, elas teriam dito que a medida era levada por “assassinos”, uma vez que põe em risco mais de 150 povos indígenas que podem ser expulsos de territórios ancestrais. O PL protocolou um pedido para que o Conselho de Ética da Câmara analise o suposto crime de injúria cometido pelas deputadas, além da quebra de decoro parlamentar.

Em nota conjunta, divulgada na sexta-feira (9), os ministérios da Igualdade Racial, das Mulheres, dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e da Justiça e Segurança Pública sairam em defesa das congressistas. Em texto elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres afirma que o pedido de cassação “é mais um episódio de perseguição às mulheres legitimamente eleitas e que ocupam espaços de poder e decisão”.

Caso o pedido seja aceito, a Comissão de Ética estaria tratando as deputadas mulheres de forma distinta dos deputados homens, lembra o texto. 

“As ações contra quatro deputados homens, acusados de incentivar os atos terroristas de 8 de Janeiro, ainda não foram encaminhadas ao mesmo colegiado”, diz trecho da nota.

Os ministérios ressaltam a necessidade de a Câmara dos Deputados se comprometer com a garantia da ampliação do acesso de mais mulheres em todos os níveis de poder.

Mais de 150 mil pessoas sobrescreveram um abaixo assinado contra a cassação dos mandatos das deputadas de esquerda. Para colaborar, clique aqui ou aqui.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi