Horror e vergonha: dois pesos e duas medidas para as vidas humanas
arton21725-65d72

Horror e vergonha: dois pesos e duas medidas para as vidas humanas

A cobertura da midia internacional ao caso do submarino de turismo naufragado nas proximidades do Titanic expõe o apagamento da crise de refugiados internacionais

Eric Toussaint 23 jun 2023, 15:24

Foto: CADTM

Via CADTM

Em 15 de junho de 2023, naufragou, nesse cemitério chamado Mediterrâneo, um navio que transportava centenas de migrantes. Quase todos os passageiros/as morreram. Embora fosse possível salvá-los do afogamento, as autoridades deixaram-nos deliberadamente perecer no mar. Alguns dias mais tarde, todos os meios possíveis e imagináveis foram postos ao serviço da busca de um pequeno submarino privado onde se encontram 5 pessoas, entre as quais o patrão de uma empresa e dois ricaços que pagaram cada um 250.000 dólares para descer às profundezas marítimas para contemplar a carcaça do Titanic.

Os grandes meios de comunicação, que não cumpriram o seu papel de alerta da opinião pública e de pressão sobre as autoridades, quando centenas de passageiros desesperados se multiplicavam em mensagens SMS de pedido de socorro, correram rapidamente, em tempo real e a tempo inteiro, a divulgar informações sobre a busca das 5 pessoas submersas ao largo da costa do Canadá. Foram mobilizados aviões, barcos, satélites, submarinos, para encontrar aquelas 5 pessoas pertencentes à «elite» ou ao serviço dela. Os grandes meios divulgam a situação com informações hora a hora, capturando a atenção do público. Foram enviados para o local jornalistas e fotógrafos.

É preciso acabar com esta política de “dois pesos, duas medidas”. É preciso socorrer as pessoas desesperadas, sem hesitações nem perda de tempo. O imobilismo é um crime. Há que denunciar de viva voz as políticas migratórias desumanas dos governos dos países do Norte. É preciso garantir o direito de asilo. É preciso garantir o direito de circulação das pessoas.

Tradução: Rui Viana Pereira


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 03 out 2025

Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina

Uma nova situação política se gesta no horizonte, com mais polarização e choques
Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores