ARGÉLIA | Parem a repressão! Solidariedade com o Dr. Kamel Aissat!
maxresdefault-1200x630-1

ARGÉLIA | Parem a repressão! Solidariedade com o Dr. Kamel Aissat!

Governo argelino amplia repressão contra ativistas ambientais que denunciam a construção da mina de Tala Hamza/Amizour

PST - Argélia 19 jul 2023, 09:08

Via International Viewpoint

Depois de saber, na manhã de 15 de julho, no aeroporto de Béjaïa, que estava sujeito a uma ISTN (proibição de deixar o país), nosso camarada Dr. Kamel Aissat, professor universitário e membro da liderança do PST – que está administrativamente suspenso desde abril de 2022 – foi convocado e interrogado no mesmo dia pela polícia de Béjaïa, a partir das 13h, antes de voltar para casa por volta das 19h.

Ele foi informado de que teria de comparecer perante o promotor público no domingo de manhã. Seu telefone celular, que ele acabara de perder nessa situação inesperadamente caótica, foi exigido pelos policiais.

Nosso camarada foi informado de que esse assédio da polícia e do judiciário era resultado de sua posição científica e política pública, em particular seus vídeos postados nas redes sociais, contra o projeto da mina de zinco e chumbo de Tala Hamza/Amizour e seu envolvimento na mobilização da população local contra esse projeto perigoso.

O projeto, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros e concedido a multinacionais australianas e chinesas, foi rejeitado por vários vilarejos em Tala Hamza e Amizour, na wilaya de Béjaïa, especialmente porque nenhuma avaliação prévia de impacto ambiental ou de saúde pública foi realizada, conforme exigido pelas leis em vigor.

Os efeitos nocivos e desastrosos desse tipo de mina sobre o meio ambiente e a saúde pública são bem conhecidos em todo o mundo e na Argélia (caso semelhante da mina de Tlemcen).

Há várias semanas, foi lançada uma petição exigindo que as autoridades públicas cumpram a lei, consultando a população e realizando um estudo de impacto sobre o meio ambiente e a saúde pública.

Tudo indica que, se a mina de Tala Hamza for implantada, não apenas vários vilarejos e toda a sua economia agrícola poderão ser dizimados, mas também o enorme lençol freático do vale de Soumame (estimado em mais de 1.600 bilhões de m3), que seria contaminado. As graves consequências de tal cenário, caso ocorressem, poderiam até mesmo afetar o mar e várias atividades econômicas na wilaya de Béjaïa, especialmente o setor agroalimentar.

A ação repressiva tomada contra o nosso camarada Kamel Aissat para intimidá-lo e silenciá-lo e, consequentemente, contra toda a população da região, parece refletir mais uma vez a determinação do governo no poder de continuar com a lógica autoritária de força maior que vem ocorrendo desde 2019. Essa atitude repressiva, que contraria as leis do próprio regime, já encheu as prisões com centenas de presos políticos e de consciência, e amordaçou as liberdades democráticas em nosso país.

Uma campanha de solidariedade ao nosso camarada Dr. Kamal Aissat e ao povo de Tala Hamza e Amizour foi lançada para denunciar a repressão e exigir o respeito às liberdades democráticas, em especial a liberdade de expressão e de opinião sobre todas as questões e projetos econômicos, sociais e políticos em nosso país.

O silêncio das autoridades ambientais, dos membros do parlamento, dos representantes eleitos locais e da sociedade civil na wilaya de Béjaïa sobre essa grave questão é simplesmente inaceitável!

Parem com a repressão e a intimidação!

Pelo respeito às liberdades democráticas e de expressão!

Vamos expressar em alto e bom som nossa solidariedade ao Dr. Kamel Aissat e ao povo de Tala Hamza, Amizour e Béjaia!


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 17 set 2024

O Brasil está queimando

As queimadas e poluição do ar em todo país demonstram a insuficiência das medidas governamentais e exigem mobilização popular pela emergência climática
O Brasil está queimando
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade