Falas de atriz sobre enfermeiras viralizam e geram repulsa na categoria
Daniela Escobar

Falas de atriz sobre enfermeiras viralizam e geram repulsa na categoria

Daniela Escobar disse em podcast que profissionais se arrumam para trabalhar para ‘catar médico’. Coren-RS emitiu nota de repúdio

Redação da Revista Movimento 28 jul 2023, 11:00

Imagem: Canal Papagaio Falante Youtube/Reprodução

Afastada da TV há alguns anos, a atriz Daniela Escobar voltou a ser assunto nas redes sociais. Mas não por sua atuação, e sim por suas opiniões sobre profissionais de Enfermagem.  Entrevistada pelo podcast Papagaio Falante, ela afirmou para os apresentadores Sérgio Mallandro e Renato Rabelo que enfermeiras “se arrumam para catar médico”. A opinião foi forjada, segundo ela, no que viu quando esteve internada em hospitais de Porto Alegre e de Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Sabe uma coisa que me chamou muita atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadérrimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo para a festa daqui a pouco – disse. “Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que não existe? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. De onde essa mulher saiu? Como ela está maquiada? Elas vão lá para “catar médico”, para casar. Elas acordam às 5h, se maquiam, se produzem para ir lá e pegar o médico. As daqui não ficam atrás, é tudo igual. Elas vão lá para achar casamento dentro do hospital”, afirmou, rindo.

Trechos da entrevista foram colocados nas redes há duas semanas, mas viralizaram na última terça-feira (25). As opiniões geraram indignação na categoria, que se sentiu desrespeitada. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) chegou a emitir uma nota de repúdio às posições de Daniela. 

“A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes. O Coren-RS enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde”, diz trecho do comunicado.

Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) divulgou nota reprovando falas da atriz

As profissionais da Enfermagem receberam a solidariedade de anônimos, famosos e políticos. A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL gaúcho, repostou o vídeo com as falas equivocadas  e pediu respeito:

“Não, Daniela, elas não estão lá para catar médico e sim para ajudar a salvar vidas. Respeita as profissionais de enfermagem!”.

Em entrevista ao site Gshow, na quinta-feira (27), a atriz disse que sua intenção era fazer graça, já que estava em um programa de humor. Ela ainda acusou sites e programas de fofoca de terem retirado suas falas de contexto.

Leia na íntegra a nota do Coren:

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) repudia veementemente a declaração da atriz Daniela Escobar durante episódio do podcast Papagaio Falante, em que se refere que mulheres profissionais de Enfermagem que usam maquiagem e cílios postiços, fazem isso para “catar médico”. A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes.

O Coren-RS enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde. Salientamos que não há mais espaço para esse tipo de comportamento em sociedade e não admitimos que falas como o da atriz sejam direcionadas à maior força da saúde.

Cabe ressaltar que a legislação é bem clara quanto ao que pode e o que não pode ser usado pelas profissionais durante o trabalho. Não é recomendado o uso de adornos, como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros. Além disso, há a indicação de que não se use unhas postiças quando entrar em contato direto com os pacientes, mantendo as unhas naturais, limpas e curtas.

Coren-RS – Reconhece, Atua e Valoriza


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi