Luciana Genro é a deputada que mais apresentou pareceres à CCJ da ALRS
Luciana Genro

Luciana Genro é a deputada que mais apresentou pareceres à CCJ da ALRS

Parlamentar apresentou 36 relatórios à comissão, mais que o dobro do segundo colocado

Mandato Luciana Genro 27 jul 2023, 13:00

Foto: Guerreiro/Agência ALRS

Em seu primeiro semestre como integrante titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a porta de entrada de todos os projetos da Assembleia Legislativa, Luciana Genro (PSOL) foi a deputada que mais apresentou pareceres ao colegiado. Foram 36 pareceres assinados pela parlamentar e já entregues à Comissão, número bastante superior ao dos demais colegas deputados.

Para fins de comparação, levantamento feito pela bancada do PSOL constatou que o número representa mais do que o dobro de relatórios apresentados pelo segundo parlamentar a mais produzir, Luiz Fernando Mainardi (PT), com 16 pareceres. Enquanto isso, o deputado Marcus Vinicius (PP) e Capitão Martim (Republicanos), por exemplo, apresentaram apenas três pareceres cada.

A CCJ é a primeira comissão por onde todos os projetos precisam passar antes de seguirem sua tramitação dentro da Assembleia até chegarem à aprovação final. Dos relatórios já apresentados por Luciana Genro à Comissão, sete já foram aprovados, de um total de 48 pareceres aprovados pela Comissão durante o semestre.

Dentre os pareceres apresentados por Luciana Genro, esteve o do projeto de lei 156/2023, que consolida a legislação sobre violência contra a mulher, proposto pela deputada Delegada Nadine (PSDB) com coautoria de todas as parlamentares mulheres. O parecer favorável de Luciana Genro foi aprovado por unanimidade na Comissão e o projeto posteriormente foi também aprovado pelo Plenário da Assembleia.

Ainda, quatro projetos de lei apresentados por Luciana Genro tiveram pareceres favoráveis elaborados por outros deputados e aprovados pela Comissão. Dentre eles, está o PL 201/2023, que determina o direito de candidatas gestantes a adiarem os testes de aptidão física requeridos em concursos públicos, realizando-os após a gravidez.

Os demais projetos de autoria da deputada já aprovados foram: PL 69/2023 – inclui no Calendário Oficial do Estado o Dia Estadual de Conscientização e Prevenção da Hanseníase; PL 70/2023 – inclui a Mostratec (Mostra de Criatividade em Ciências, Arte e Tecnologia) no Calendário Oficial; e PL 72/2023 – Revoga a Semana e o Dia de Conscientização sobre a Alienação Parental no Estado.


TV Movimento

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores