Parlamentares do MES/PSOL visitam o Museu Trotsky
Fábio Félix, Vivi Reis e Letícia Chagas estiveram no local histórico em companhia da deputada federal Duda Salabert
Os parlamentares do MES/PSOL Letícia Chagas, Fábio Félix e Vivi Reis e a deputada federal do PDT Duda Salabert, que participam na Cidade do México do VI encontro de Liderazgos Políticos LGBTI de las Américas y el Caribe, visitaram na tarde de 21/07 o Museo Casa León Trotski.
A visita, conduzida pela diretora do Museo, Gabriela Pérez Noriega, foi especialmente emocionante, pois ocorreu a pouco mais de um mês da morte, aos 97 anos, do neto de Trotsky, Esteban Volkov, responsável por transformar em museu a casa onde o revolucionário russo foi brutalmente assassinado a mando de Stálin, em 1940.
México foi o asilo final de Trotsky, onde chegou em 1937, e a Casa Museo o abrigo no seu último ano de vida. Nessa casa, em maio de 1940, escapou do primeiro atentado a balas ordenado por Stalin e comandado pelo pintor muralista mexicano David Alfaro Siqueiros. Porém não resistiu ao segundo, em agosto do mesmo ano, cometido pelo catalão Ramón Mercader, agente de Stalin que se infiltrou na casa do histórico comandante do Exército Vermelho e o assassinou barbaramente com uma machadinha de alpinista.
O Museo guarda a memória de Leon Trotsky e também suas cinzas e as de sua esposa Natália Sedova. Há apenas duas semanas a urna com as cinzas do seu neto Esteban Volkov se juntou à do seu avô no monumento localizado no centro do belo jardim da casa.
Após percorrer essa casa histórica os parlamentares reafirmaram a importância do Museo para os trotskistas de todo o mundo e a necessidade de defender o legado de Trotsky, tão arduamente resguardado por seu neto Estebán.
O MES, com a visita de seus parlamentares, mais uma vez se compromete a apoiar de todas as formas o Museo Casa de Leon Trotski, o mais importante bastião da memória de Trotsky e do legado do trotskismo para revolucionárias e revolucionários de todo mundo.