PERU | O 19J expressa um golpe popular que debilita Boluarte e a direita
jpg_20230720_190817_0000-800x445-2

PERU | O 19J expressa um golpe popular que debilita Boluarte e a direita

Manifestação popular em Lima confronta a ditadura Boluarte

Jorge Escalante 21 jul 2023, 13:51

Foto: Súmate al Nuevo Perú

Via Súmate

O 19J foi um dia impressionante de protesto popular, o povo peruano mostrou sua força e seu repúdio ao governo de Boluarte e ao Congresso. Na maioria das províncias, ocorreram diferentes ações de luta. Lima foi o epicentro desse dia, com a força dos irmãos e irmãs das províncias que puderam vir, a mobilização foi avassaladora, arriscamos dizer, para verificar depois, que ultrapassou 30 mil pessoas.

Mas além do número exato, foi um evento político, em que o terruqueo e as ameaças de mais mortes, por parte do governo e da mídia medíocre, o que conseguiram foi gerar mais indignação na população, e tanto é o descrédito e a desaprovação em relação a Boluarte e ao Congresso, que nessa terceira onda de protestos, nessa ocasião Lima teve uma participação ativa, que não foi vista nas mobilizações de janeiro e fevereiro. Muitas organizações sociais, coletivos, jovens e cidadãos foram atores nesse dia de luta.

O Novo Peru, tanto nas províncias quanto em Lima, e como não poderia deixar de ser, esteve nas ruas mobilizado com seus militantes e líderes e, nos dias anteriores, fez campanha em todo o país para promover a mobilização do 19J.

No final do dia, na Plaza de los Heroes, nosso secretário geral Enver Leon, as companheiras Veronica Mendoza e Gahela discursaram para os militantes e apoiadores presentes, onde reafirmamos nosso compromisso com a luta e não vamos parar até derrotarmos esse governo assassino de Boluarte e seus capangas no Congresso.

Ao mesmo tempo, continuamos a afirmar que a saída para a crise que estamos sofrendo graças ao modelo neoliberal e seus executores é por meio de uma assembleia constituinte livre e soberana, enterrando assim a constituição de Fujimori que só trouxe pobreza, pilhagem e poluição, beneficiando apenas um punhado de empresários exploradores.

SEM LUTAS NÃO HÁ VITÓRIA
CHEGA DE BOLUARTE E SEUS CAPANGAS
ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi