Distritais repudiam ofensas homofóbicas ao deputado Fábio Felix
FFelix

Distritais repudiam ofensas homofóbicas ao deputado Fábio Felix

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal

Redação da Revista Movimento 30 ago 2023, 11:00

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) – que, na semana passada, foi vítima de ofensas homofóbicas – recebeu a solidariedade de colegas durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (29). Os ataques foram feitos por meio de mensagens de pessoas que interagiam no chat durante reunião da CPI da Câmara Legislativa que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro passado, da qual Felix é titular.

O deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da CLDF, que dirigia a sessão, garantiu que a Mesa Diretora vai acompanhar de perto os trabalhos da Polícia Civil, que abriu investigação. “Não podemos admitir nenhum tipo de intolerância”, ratificou.

Por sua vez, o presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos, deputado Chico Vigilante (PT), informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, entrou em contato imediatamente com o diretor da Polícia Civil para que fossem tomadas todas as providências.

 “A internet não é uma terra sem lei e nos foi prometida uma investigação rigorosa”.

Na CPI

Os ataques ocorreram durante o depoimento do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa (CLDF). No chat do YouTube, o parlamentar foi chamado de “gazela” por um dos internautas.

O parlamentar encaminhou um ofício dos ataques sofridos à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) com imagens anexadas das postagens de usuários identificados como “Cristina Rocha”, “Joaquim Teixeira” e “Regismir”.

“Os comentários têm nítida intenção de ofender o parlamentar em razão de sua sexualidade, o que pode caracterizar os crimes previstos na Lei nº 7.716/1989 c/c ADO 26, ou, no mínimo, o crime de injúria homofóbica, equiparado ao crime de injúria racial por decisão do Supremo Tribunal Federal”, explicou a equipe jurídica do parlamentar.

O STF decidiu, em junho de 2019, que crimes de homofobia e transfobia se equiparam a crimes de racismo, sendo sujeitos a pena restritiva de liberdade.

*Com informações da Agência CLDF


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 jan 2025

O regresso de Trump

A nova situação exigirá unir os movimentos antiimperialistas e a esquerda estadounidense na resistência contra a ameaça reacionária
O regresso de Trump
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi