Vereadores de Porto Alegre revogam ‘Dia do Patriota’
Institucional

Vereadores de Porto Alegre revogam ‘Dia do Patriota’

Data seria celebrada em 8 de janeiro, mesmo dia da invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília

Redação da Revista Movimento 30 ago 2023, 09:00

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Porto Alegre foi parar no noticiário nacional na semana passada após aprovação do Dia do Patriota, efeméride que seria comemorada em 8 de janeiro, em alusão aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no início do ano. A iniciativa foi aprovada por três comissões permanentes da Câmara de Vereadores, e não chegou a ser apreciada em plenário. O prefeito Sebastião Melo (MDB), que deveria sancionar o projeto, silenciou. Assim, passou a vigorar com anuência do presidente da casa, Hamilton Sossmeier (PTB).

O mesmo Sossmeier confirmou na sessão de segunda-feira (28) a revogação da medida. Mas, dessa vez, a decisão foi provocada pela maioria dos vereadores da Casa, que votaram pela derrubada da data em sessão plenária realizada à tarde após acordo com os líderes de bancadas, feito em reunião extraordinária nesta segunda (28) e já anunciado pelo presidente da casa. O projeto passou rapidamente pelas comissões, em regime de urgência, o que permitiu que fosse apreciado e votado no plenário, com prioridade após alteração da ordem do dia.

No mesmo dia, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e deu decisão liminar pela revogação da lei municipal e remeteu o caso para o plenário virtual do STF. 

Deputado cassado

O autor da proposição do Dia do Patriota é o ex-vereador Alexandre Bobadra (PL), recentemente cassado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Na justificativa do projeto de lei, ele citava o escritor bolsonarista Olavo de Carvalho.

“Para o professor Olavo de Carvalho, no Brasil o que ocorre hoje é o seguinte: ‘Na sociedade civil, a memória dos feitos históricos perdera-se, dissolvida sob o impacto de revoluções e golpes de Estado, das modernizações desaculturantes, das modas avassaladoras, da imigração, das revoluções psicológicas introduzidas pela mídia'”, escreveu Bobadra.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores