Defesa de Bolsonaro planeja contestar delação de Cid
MauroCid

Defesa de Bolsonaro planeja contestar delação de Cid

Ex-ajudante de ordens fechou acordo com a PF, o que implica polêmica com o Ministério Público

Redação da Revista Movimento 11 set 2023, 17:51

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Sentindo cada vez mais perto o calor da fogueira que há de forjar o cadeado que aprisionará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a defesa do ex-militar deixa “vazar” que contestará a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. O acordo do ex-ajudante de ordens do ex-presidente foi firmado com a Polícia Federal (PF) no último sábado (9),  sem o aval do Ministério Público Federal (MPF).

O procurador-geral da República e defensor extraoficial da família Bolsonaro, Augusto Aras, chegou a afirmar nas redes sociais que a PGR não aceita esse tipo de delação. Aras mantem quente a polêmica sobre decisão contrária do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em 2019. Em sua visão,  cabe ao Ministério Público o domínio da ação penal, já que é a instituição quem denuncia ou não o investigado. Assim, só quem pode ditar o alcance do acordo de colaboração é quem acusa. Não é o caso da PF.

As contestações já estão engatilhadas. Resta agora saber o que Cid revelará em troca da liberdade vigiada concedida por Alexandre Moraes no sábado. O entorno de Bolsonaro teme que a delação de Cid sirva para incriminar mais o ex-presidente, mas também mire a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A partir de agora, o militar se apresentará toda segunda-feira na Vara de Execuções Penais, e prestará novos depoimentos. A PF deve colher novas informações e colaborações sobre os pontos-chave da investigação. Os agentes passam a checar ponto a ponto o que foi passado por Cid.

Além das provas já colhidas desde o começo da apuração do caso, a PF deve colher novos elementos que corroborem as informações.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 out 2025

Trump, tire as mãos da Venezuela!

É o momento de unidade em defesa da soberania da Venezuela contra a ameaça imperialista
Trump, tire as mãos da Venezuela!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores