“Festival Giovanni Gabriel Vive!” acontece às vésperas do júri popular
WhatsApp-Image-2021-10-15-at-12.02.23

“Festival Giovanni Gabriel Vive!” acontece às vésperas do júri popular

Gabriel, jovem negro assassinado há mais de três anos, faria 22 anos nesta semana. O festival é uma iniciativa não só para homenageá-lo, como também para exigir justiça

Redação da Revista Movimento 22 set 2023, 15:47

Amanhã (23) acontece o “Festival Giovanni Gabriel Vive!” no bairro do Guarapes, em Natal/RN. O festival contará com apresentações de slam e também de grupos e artistas do movimento hip-hop, como IPCS, Amém Ore e 2A.

Gabriel, jovem negro assassinado há mais de três anos, faria 22 anos nesta semana. O festival é uma iniciativa não só para homenageá-lo, como também para exigir justiça. Confira abaixo a programação:

Relembre o caso Gabriel

Há mais de três anos Gabriel saía de sua casa, localizada no bairro do Guarapes, em direção ao município de Parnamirim, onde visitaria sua namorada. Gabriel, no entanto, não chegou ao seu destino final. Moradores da região o viram pela última vez sendo posto na mala de um veículo. As buscas por Gabriel foram iniciadas por amigos e familiares, levando nove dias para encontrá-lo sem vida, em avançado estado de decomposição, em São José de Mipibu.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Giovanni Gabriel foi sequestrado, assassinado e teve seu cadáver ocultado pelos policiais Paullinelle Sidney Campos Silva, Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Anderson Adjan Barbosa de Sousa. Os quatro policiais militares buscavam por um veículo roubado quando encontraram Gabriel e o responsabilizaram, injustamente, pelo roubo.

Desde aí a família de Gabriel, os moradores do Guarapes e os movimentos sociais e partidos de esquerda fizeram uma campanha por Justiça para Gabriel, além de exigir que os acusados fossem submetidos ao júri popular. A força dessa campanha conseguiu garantir uma primeira vitória com o júri popular, marcado para 16/10, no qual os acusados, que hoje respondem em liberdade, poderão ser condenados.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi