Parada Cultural do Movimento Vidas Negras Importam agita Porto Alegre
Vidas negras

Parada Cultural do Movimento Vidas Negras Importam agita Porto Alegre

Deputada Luciana Genro participou de evento antirracista, que reuniu artistas, militantes e apoiadores no Centro da Capital

Mandato Luciana Genro 5 set 2023, 09:00

Foto: Ascom Luciana Genro

A Parada Cultural do Movimento Vidas Negras Importam RS reuniu, no sábado (2) artistas, militantes e apoiadores da causa antirracista no Boteco do Paulista, no Centro de Porto Alegre. A convite de Gilvandro Antunes, integrante do coletivo, a deputada Luciana Genro (PSOL) participou de uma das mesas do evento, que teve como tema “A segurança pública que temos e a que precisamos”.

Os slammers Mika e Fernandinho fizeram a abertura da Parada, trazendo uma apresentação que uniu música com poesia falada, abordando as lutas e desafios do povo negro.

Em sua fala, Luciana Genro destacou a importância da escuta, especialmente para pessoas brancas. “A gente precisa ouvir e acolher o que a gente escuta. Foi ouvindo que percebi a importância de reconhecer nosso lugar de privilégio”, apontou.

A deputada abordou alguns de seus projetos que buscam melhorar a vida da população negra, como o que prevê o uso de câmeras em fardas e viaturas policiais, que beneficiaria especialmente pessoas negras e periféricas, assim como os próprios trabalhadores da segurança pública.

“Os policiais também fazem parte da classe trabalhadora, muitos são negros. E reproduzem a violência que eles também sofrem na corporação. O uso de câmeras traz menos mortes da população e de policiais, isso já está comprovado. Não vai solucionar todos os problemas, mas pode ajudar a combater essa violência estrutural contra a população negra e periférica”, colocou.

Luciana Genro também falou de seu projeto de lei que prevê mais segurança trabalhista para terceirizados, determinando uma série de requisitos que o Estado deverá exigir das empresas ao firmar contratos.

“As terceirizadas em sua maioria são mulheres negras, que estão nos empregos mais precários e mal pagos”, refletiu.

A mesa contou com a mediação da pedagoga Kelly Jesuíno, integrante do Movimento Vidas Negras Importam, e da defensora pública Mariana Py Muniz.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi