Luciana Genro assumirá presidência da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Foto_Luciana_Genro_Credito_Felipe_Iruata-1200x630

Luciana Genro assumirá presidência da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco

Fundadora do PSOL, a deputada gaúcha vai liderar órgão estratégico do partido por três anos

Mandato Luciana Genro 20 out 2023, 14:14

Foto: Felipe Iruatã

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL-RS, assumirá a presidência da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF), órgão estratégico ligado à estrutura nacional do partido. A decisão foi tomada na quarta-feira (18), como um desdobramento do último Congresso Nacional do PSOL, realizado no final de setembro e início de outubro.

A FLCMF desenvolve um trabalho de formação política junto à militância do PSOL, além de publicar a Revista Socialismo e Liberdade, manter a Biblioteca Carolina Maria de Jesus e o Centro de Memória Digital Plínio de Arruda Sampaio – que preserva a história e o legado do partido, entre uma série de outras atividades ligadas à teoria e à atuação política do PSOL a nível nacional.

“Vamos dar ênfase na elaboração programática do PSOL, atendendo as demandas de todas as regionais do partido por formação política. A Fundação precisa fomentar os debates estratégicos no interior do PSOL e na sociedade a respeito da situação política do país, da conjuntura mundial e do papel da esquerda socialista”, afirma Luciana Genro.

Fundadora do PSOL, a nova presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco era deputada federal em 2003, quando foi expulsa do PT por votar contra a reforma da Previdência do governo Lula. Esse episódio acabou dando origem ao PSOL no ano seguinte. Em 2014, Luciana Genro foi candidata à Presidência da República pelo partido, conquistando 1,6 milhão de votos e o quarto lugar na disputa. Atualmente, exerce o mandato de deputada estadual no Rio Grande do Sul, para o qual foi reeleita em 2022 com a segunda maior votação no Estado – e a maior entre as mulheres e os parlamentares de esquerda.

Luciana Genro terá um mandato de três anos à frente da FLCMF. Com a escolha de seu nome para a presidência da entidade, será marcada uma data para o ato de posse no cargo, a ser divulgada posteriormente.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi