Melchionna participa de evento sobre abolição das dívidas ilegítimas
FM3

Melchionna participa de evento sobre abolição das dívidas ilegítimas

Congresso internacional foi realizado na semana passada, no Marrocos

Mandato Fernanda Melchionna 23 out 2023, 13:33

Foto: Agência Câmara

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) participou e foi uma das painelistas do Congresso pela Abolição das Dívidas Ilegítimas, promovido pelo Comitê para a Abolição da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM), organização internacional fundada em 1990, na Bélgica. O evento ocorreu de 12 a 15 de outubro, em Marrakech, Marrocos.

O encontro se trata de uma contra cúpula, realizado paralelamente às assembleias anuais do Banco Mundial e FMI, desta vez também realizadas em Marrakech, nas mesmas datas. Participaram do evento mais de 60 organizações e cerca de 10 redes internacionais. Foram realizadas quatro conferências plenárias e cerca de 50 workshops, além da marcha de abertura, para articular a luta internacional contra o colonialismo financeiro, além de propor caminhos econômicos alternativos aos do Banco Mundial e do FMI.

Fernanda Melchionna foi uma das painelistas ao lado dos militantes e especialistas no tema Eric Toussaint, cientista político belga, presidente da CADTM e militante da IV Internacional, Gilbert Achcar, escritor libanês professor da Universidade de Londres, e Aminata Traorê, ativista, escritora e ex-ministra da Cultura do Mali.

“Há 79 anos o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional criaram, e até hoje cobram, uma dívida injusta e ilegítima de países em desenvolvimento, agravando a desigualdade social e a exploração da classe trabalhadora. Foi uma honra fazer parte da contra cúpula e é importantíssima a troca de conhecimento para avançar na luta sobre esse tema que atinge a maioria dos países do sul global. Basta de exploração neocolonial!”, afirma Fernanda.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão