Pelo fim do apartheid e da guerra imperialista na Palestina
FA6FAA50-26F2-40E5-B957-E034170690AC

Pelo fim do apartheid e da guerra imperialista na Palestina

A atual guerra contra o povo palestino representa o aprofundamento da violência do governo de extrema direita israelense

Secretariado Nacional do MES 7 out 2023, 21:09

A declaração de guerra de Israel contra o povo palestino, realizada pelo governo de extrema direita do estado sionista comandado por Benjamim Netanyahu, representa o último passo de uma escalada de violência impulsionada recentemente por Israel. O estado sionista é o agressor histórico na região desde a Nakba de 1948, justificando a autodefesa do povo palestino por mais de sete décadas. Perante esta ação de autodefesa, Israel prepara um massacre contra o povo palestino nos próximos dias.

O atual conflito tem um contexto. As sistemáticas agressões realizadas por colonos israelenses contra a população palestina nos territórios ocupados vem aumentando ainda mais após a formação do novo governo israelense, uma aliança da direita tradicional com partidos fundamentalistas judeus que tem sua principal expressão no ministro fascista Itamar Ben Gvir, um defensor declarado da colonização ilegal, da violência e do apartheid contra o povo palestino.

Os milhares de palestinos assassinados e agredidos são uma parte expressiva da população que vive confirmada em Gaza e na Cisjordania e resiste ao exército sionista invasor, representante direto dos interesses imperialistas na região. Em movimentação recente, inclusive os árabes israelenses tem agora seus direitos civis questionados, em uma transformação ainda mais autoritária e racista do estado sionista que caminha para uma teocracia.

As inúmeras vítimas civis deste conflito são fruto da violência israelense e da ocupação das terras palestinas. O povo palestino tem o mesmo direito à autodeterminação que os ucranianos, os curdos e tantas outras populações que hoje lutam contra a opressão estrangeira em seus territórios e devem receber a mesma solidariedade internacional.

Todo apoio à luta do povo palestino!
Palestina Livre!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi