Após seu imediato e corajoso posicionamento em defesa da resistência do povo da Palestina, nossos camaradas do NPA (Novo Partido Anticapitalista – França) foram alvos de ataques por parte de grupos sionistas, da direita e da extrema direita. Um deputado da maioria macronista chegou a evocar a possibilidade da dissolução do partido.
Completamente alinhado com Israel, o governo francês não fez por menos: terça-feira, dia 10, o ministro Darmarin iniciou contra o NPA um procedimento judiciário por “apologia ao terrorismo” baseado num trecho da declaração do NPA, que denunciava a política colonial e genocida do estado israelense e declarava seu apoio às formas de luta escolhidas pelo povo palestino.
O método é sempre o mesmo: assimilar a denúncia do projeto colonial sionista ao antissemitismo e o apoio à resistência da Palestina à apologia ao terrorismo. Aqui no Brasil, nossos companheiros Luciana Genro e Roberto Robaina sofreram também ameaças por lembrarem que a Palestina vive sob “regime militar e colonial de ocupação”.
Tanto na França, quanto no Brasil, não nos calarão! Nossa solidariedade com o NPA é total!
Executiva Nacional do MES/PSOL
11 de outubro de 2023
Executiva Nacional do MES/PSOL (Movimento Esquerda Socialista).