Solidariedade com o povo palestino – fim da ocupação!
guerra-gaza-israel-1

Solidariedade com o povo palestino – fim da ocupação!

Declaração da IV Internacional sobre a situação na Palestina

IV Internacional 11 out 2023, 11:18

Foto: PVI

Via Punto de Vista Internacional

A causa principal da violência é a ocupação da Palestina pelo Estado israelense. O povo palestino tem sofrido o impacto da morte e da destruição nos últimos 75 anos. A situação na Faixa de Gaza é particularmente desumana: aqui, a população tem sido submetida a humilhação contínua, punição coletiva e violência por parte do Estado israelense. Os pedidos por uma “desescalada” são inúteis, as condenações unilaterais da violência do Hamas são hipócritas, enquanto essa causa fundamental não for abordada.

O Estado israelense, governado por várias coalizões, adotou a estratégia de transformar a Faixa de Gaza em uma prisão a céu aberto, submetendo sua população a ofensivas violentas regulares. A ofensiva do Hamas demonstrou a natureza insustentável dessa estratégia desumana; mas, em vez de buscar maneiras de acabar com a violência e o sofrimento, o Estado colonial israelense, apoiado por governos de todo o Ocidente, está apenas redobrando sua estratégia, tornando inevitáveis mais derramamento de sangue e sofrimento.

Já se ouvem vozes pedindo a intensificação da opressão contra o povo palestino, com membros do governo israelense adotando uma retórica genocida sobre a luta contra “bestas desumanas” e apelos totalmente cínicos para que o povo palestino deixe a Faixa de Gaza se quiserem se salvar das operações israelenses. Isso significa piorar ainda mais uma situação que está gerando muitas vítimas civis palestinas e israelenses, vítimas que lamentamos.

Condenamos a hipocrisia daqueles que agem como se a violência tivesse surgido do nada e ignoram 75 anos de opressão colonial do povo palestino pelo Estado de Israel. Nada pode justificar o ataque a civis, e esse padrão deve ser universalmente respeitado na condenação de todos os crimes de guerra. Recusamo-nos a nos juntar ao coro daqueles que condenam a violência quando cometida por palestinos, mas a ignoram ou, como os governos ocidentais, a apoiam ativamente na forma de crimes de guerra contínuos e crimes contra a humanidade quando cometidos pelo Estado de Israel. A chamada comunidade internacional é profundamente cúmplice em tornar a violência inevitável e não oferece soluções para lidar com o que a causa: a ocupação contínua das aldeias palestinas. Essa opressão, realizada por um Estado que é muito superior militarmente e apoiado pelos países mais poderosos do mundo, tornará inevitáveis futuras explosões violentas. Todos aqueles que apoiaram essa ocupação por décadas são responsáveis.

Não compartilhamos da estratégia e das táticas do Hamas porque esse caminho não pode acabar com a ocupação, que é a única maneira de acabar com a violência. O fim da ocupação só é possível por meio da resistência coletiva das massas palestinas, juntamente com os ativistas antiguerra no Estado de Israel e com o apoio de seus aliados internacionais. Como Quarta Internacional, temos orgulho de estar entre esses aliados.

Apoiamos o povo palestino em sua resistência contínua contra o colonialismo israelense e em sua luta pela autodeterminação. É por isso que pedimos a intensificação do apoio à campanha BDS, às declarações e às demonstrações de solidariedade ao povo palestino.

Nossos objetivos são o fim do colonialismo israelense e um Estado com direitos iguais para todo o seu povo. Em nível imediato, exigimos o fim das ações do Estado israelense contra a população palestina em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental; e o fim de qualquer tipo de relacionamento com o regime de apartheid colonial israelense.

10 de outubro de 2023


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores