Ao nosso dia
75603915_1006420543053379_1978876469048246272_n

Ao nosso dia

Israel Dutra registra a data de aniversário da fundação do MES/PSOL

Israel Dutra 7 nov 2023, 10:50

Numa tarde como hoje, no dia 06 de novembro de 1999, na Casa de Portugal, em Porto Alegre, era realizado o encontro fundacional do Movimento Esquerda Socialista. Com centenas de ativistas, a fundação de uma nova organização animava a vanguarda, rapidamente com potencial de nacionalização e marcando um ponto de inflexão na esquerda brasileira.

Temos a tradição de comemorar as efemérides de datas “redondas”: 10, 20, 30 anos. Esse pequeno texto busca apenas não deixar a data passar despercebida.

O ato contou com debates políticos gerais: Roberto Robaina conduzindo a discussão sobre a necessidade de construir uma “esquerda da esquerda” no Rio Grande do Sul de Olívio e da Frente Popular; Neida Oliveira e as dirigentes do CPERS intervieram para apontar a preparação da luta, dias mais tarde aconteceria uma paralisação nacional, no ano seguinte teríamos uma grande greve dos professores estaduais; a delegação internacional de venezuelanos já abria hipóteses de recomposição da esquerda, a partir da radicalização do então recém-eleito, Hugo Chavez. Interviram lideranças sindicais e da juventude, além da defesa necessária do mandato de Luciana Genro, que vinha sendo ameaçado pela direção do PT por conta da sua defesa dos direitos dos educadores. Esse foi o quadro geral.

24 anos depois, a militância do MES/PSOL tem mantido à fidelidade às lutas do seu tempo, com destaque para os parlamentares e quadros jogados na solidariedade à luta palestina. Os atos que ocorreram no sábado, dia 04 de novembro, em várias capitais brasileiras, foram uma demonstração de empenho que o MES está dispondo para que triunfe a luta do povo palestino. No nosso DNA sempre esteve o internacionalismo e o firme propósito de que apenas a luta muda a vida.

Em 2019, fizemos um ato que celebrou os 20 anos da organização. A atividade, na Quadra dos Bancários em São Paulo, apontou novos desafios e orientou a linha para as batalhas dos últimos anos.

Rememorando e homenageando os que são e foram parte ativa dessa construção, gostaria de destacar dois elementos que julgo importantes e constituintes para a data. Vários camaradas já não estão mais aqui, outros optaram por caminhos diferentes, contudo, a nossa “longevidade” política em tempos de fragmentação e confusão política é fruto do esforço coletivo dos que construíram o MES. Merecem nossa referência.

O primeiro é a experiência que motivou a conformação do MES, a combinação de uma fórmula teórica e política a serviço do reagrupamento dos revolucionários com um trabalho de base exemplar, enraizado na categoria dos professores do estado do Rio Grande do Sul.

A fusão da antiga CST – corrente da qual o MES se origina – com o MSTB (Movimento Sindical de Transformação pela Base) foi uma experiência singular, riquíssima.

A construção do MES foi calcada na atualização das nossas teses acerca da orientação: superar o esquema que perdurou por muitos anos da “construção linear”, a partir de um núcleo original e homogêneo. A realização de uma fusão originária seria acompanhada, nos anos posteriores, de novas fusões e incorporações, com destaque para a elaboração que resultou na fundação do PSOL, em 2004.

Essas teses encontraram corpo num dedicado e genuíno trabalho de base, da qual o MSTB era a expressão dessas contradições, com raízes ligadas na cultura política do professorado, com relações com o MST e com a esquerda petista. Tais relações entraram em contradição com a linha da secretária de educação à época, Lucia Camini, ex-presidente do CPERS.

O segundo elemento é nossa capacidade/necessidade de atualizar nossa concepção e orientação para levar em conta as circunstâncias reais da luta concreta.

Um exame concreto da realidade nos exige atualizar questões centrais, sobre as quais a nossa VIII Conferência que está convocada deve se debruçar. Entre os vários temas, a necessidade de atualizar a visão acerca do PSOL como ferramenta de luta. As incógnitas e a questão de uma nova localização que mantenha a disputa dos rumos do PSOL, mas também coloque ênfase na necessidade de fortalecer o MES e o campo de forças à esquerda do PSOL como polo crítico e independente. Não por uma deriva ultimatista, mas porque a realidade exige isso quando vemos o PSOL muito assimilado aos governos, com uma orientação demasiado eleitoral e com um lugar insuficiente, por exemplo, na luta da questão palestina, tema conhecido e reconhecido pela vanguarda militante.

São essas determinações e essas escolhas que fazem do MES uma ferramenta necessária para a construção de um projeto revolucionário internacionalista e com vocação de disputa de amplas massas.

Brindamos nossa história. Mas fazemos da tradição um ponto de apoio moral e político para as batalhas que virão. O melhor e mais importante está no porvir.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão