Brasileiros aguardam na fronteira para sair de Gaza
Liberados34

Brasileiros aguardam na fronteira para sair de Gaza

Após semanas de espera, grupo de 34 pessoas deve chegar a Brasília até segunda-feira

Redação da Revista Movimento 10 nov 2023, 11:02

Foto: Hassan Habee/Reprodução

Se tudo der certo, ainda nesta sexta-feira (10), um grupo de 34 brasileiros ou palestinos em processo de naturalização que estavam no sul de Gaza.poderá cruzar a fronteira rumo ao Egito. Nos últimos dias, a passagem entre os dois países foi fechada pelo menos duas vezes após bombardeios de Israel.

“Até esse momento, vai fazer meio-dia, as fronteiras estão fechadas. As ambulâncias ainda não chegaram para trazer os feridos. Se não entrar os feridos, ninguém pode viajar. Tem que chegar os feridos primeiro do norte da Faixa de Gaza”, relatou o comerciante Hasan Rabee, 30 anos, em um vídeo nas redes sociais. 

Ainda assim, entre os expatriados, o clima é de otimismo após mais de um mês de espera por autorização do governo israelense para deixar o país. A demora para a liberação do grupo chegou a causar tensão entre diplomatas de Brasil e Israel. 

A expectativa é que o voo que trará o grupo ao Brasil chegue a Brasília entre domingo e segunda-feira, após escalas em Roma, Las Palmas (Espanha) e no Recife. É aventada a possibilidade de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) os receba na base aérea – um sinal da importância política da operação, e uma resposta simbólica a um insólito encontro entre o embaixador de Israel em Brasília e o inelegível ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro conta que teria feito um apelo ao governo de Benjamin Netanyahu para permitir a saída dos brasileiros – fato, aparentemente “comprado” pelas redes bolsonaristas, que chegaram a subir a hashtag #BolsonaroNobeldaPaz. Porém, os fatos não coadunam com a fantasia. Itamaraty e outras fontes ligadas a negociação dos nacionais confirmam que as tratativas já tinham sido estabelecidas na semana passada, sem interferência do ex-presidente.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores