Governo brasileiro resgata 33 brasileiros na Cisjordânia
Ramallah

Governo brasileiro resgata 33 brasileiros na Cisjordânia

Grupo cruzou a fronteira com a Jordânia e embarca para o Brasil nesta quarta; outros 34 aguardam ser retirados da Faixa de Gaza

Redação da Revista Movimento 1 nov 2023, 10:10

Fotos: Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia

Um grupo de 33 brasileiros que estavam na Cisjordânia e aguardando repatriação para o Brasil foi resgatado pelo governo federal nesta quarta-feira (1º) em operação comandada pelo Escritório de Representação do país em Ramallah.

Os 12 homens, 10 mulheres e 11 crianças foram transportadas até a cidade de Jericó por vans alugadas pelo Governo Federal de 11 cidades da Cisjordânia. De lá, segundo o Itamaraty, o grupo cruzou a fronteira embarcou em outro ônibus fretado e seguiu para a cidade de Amã, na Jordânia.

 “Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, afirmou o chefe da representação em Ramallah, embaixador Alessandro Candeas.    

Um avião da presidência aguarda os brasileiros no Aeroporto Internacional Queen Alia, de onde parte rumo à Brasília nesta quarta-feira. A partir da capital, os passageiros devem seguir para Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília e Porto Alegre.

O resgate faz parte da operação Voltando em Paz, do governo federal, que tem trazido brasileiros do Oriente Médio desde o início da guerra. Com o grupo tirado da Cisjordânia, 1.446 passageiros foram repatriados no total. Outros 34 brasileiros esperam autorização para sair da Faixa de Gaza e cruzar a fronteira com o Egito, único caminho viável para voar rumo ao Brasil. 

Nesta quarta-feira, a fronteira foi aberta pela primeira vez desde o início do conflito para a saída de palestinos feridos e de um grupo de cerca de 450 estrangeiros. Nessa primeira lista estão nacionais de Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, profissionais da Cruz Vermelha e de ONGs.

“Novas listas serão publicadas em breve e nossos brasileiros devem estar nelas”, afirmou o embaixador Candeas.

A diplomacia brasileira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguem diretamente envolvidos em tratativas para garantir ajuda humanitária na região, por negociar um cessar-fogo e para possibilitar a abertura da fronteira para o retorno dos brasileiros. O Brasil presidiu em outubro o Conselho de Segurança da ONU e atuou de forma reiterada para tentar aprovar uma resolução consensual que ajude a levar ao diálogo e à paz na região.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores