13 de janeiro: Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

13 de janeiro: Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Comunidade internacional quer pressionar Israel por cessar-fogo imediato e duradouro

Redação da Revista Movimento 9 jan 2024, 09:00

Foto: Brage Aronsen

Diante dos ataques de Israel e do aumento da pressão internacional por um cessar-fogo imediato e duradouro na Faixa de Gaza, diversas organizações de todo o mundo se uniram para designar o dia 13 de janeiro como o Dia de Ação Global em Solidariedade ao Povo Palestino.

A Campanha de Solidariedade à Palestina, a Coligação Pare a Guerra e os Amigos de Al Aqsa, organizações sediadas no Reino Unido, anunciaram o dia 13 como um compromisso global para expressar apoio ao povo palestino e denunciar os crimes do Estado judeu.

Em comunicado, a Campanha de Solidariedade à Palestina afirmou que a comunidade internacional não está agindo efetivamente para fazer com que Israel interrompa seus ataques e levante o cerco, possibilitando a entrega urgente de ajuda humanitária à população de Gaza. A entidade destacou a necessidade de aumentar a pressão para “acabar com a ocupação e desmantelar o apartheid”.

Diretor da organização. Ben Jamal explicou em entrevista ao portal Middle East Eye que as manifestações têm uma dimensão histórica e são um veículo importante para alcançar a cessação das hostilidades na Faixa de Gaza.

Chris Nineham, membro fundador da Coligação Pare a Guerra, alertou que, caso um cessar-fogo permanente não seja negociado até 13 de janeiro, será necessário intensificar os protestos e incentivar a sociedade civil a ocupar as ruas.

As organizações responsáveis por liderar os protestos contra a guerra do Iraque em 2003, que ocorreram em mais de 600 cidades, reforçam a importância de fortalecer, aprofundar e ampliar as manifestações em apoio aos palestinos em Gaza. Essas ações têm ocorrido em várias partes do mundo, formando concentrações massivas nas principais ruas de capitais ocidentais como Londres, Paris e Washington.

Apesar das condenações e da repressão em alguns países, as organizações que convocaram a ação global em 13 de janeiro acreditam que as manifestações são essenciais para exercer pressão sobre Israel. A PSC destaca que o movimento de solidariedade mobilizou milhões de pessoas em todo o mundo, exigindo um cessar-fogo permanente, e enfatiza a necessidade de intensificar essa pressão por meio de ações coordenadas globalmente.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores