Apoio à greve geral de 24 de janeiro na Argentina
Leia a declaração da IV Internacional em solidariedade à mobilização do povo argentino contra Milei
Via IV Internacional
Expressamos nosso forte apoio à greve geral convocada para 24 de janeiro na Argentina, em rejeição ao Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), ao projeto de lei geral e ao protocolo que limita o protesto social que o governo Milei pretende impor.
Essas medidas representam uma clara ofensiva contra a classe trabalhadora e o povo como um todo. Elas buscam beneficiar os grandes grupos econômicos e o Fundo Monetário Internacional, ao custo de atacar os direitos humanos e trabalhistas mais básicos do povo argentino. Foi decretada uma desvalorização de 115% do peso argentino, o que desencadeou a inflação e liberalizou os preços do transporte, dos alimentos e dos serviços básicos, levando a uma redução brutal dos salários dos trabalhadores e pensionistas e a milhares de demissões no setor público.
Com essas medidas, o presidente Milei também pretende se arrogar poderes extraordinários, passando por cima do poder legislativo. Ele modifica centenas de leis que já estão em vigor, avança na privatização de empresas públicas, estabelece uma estrutura regulatória que aprofunda o extrativismo e a destruição de bens comuns e restringe direitos trabalhistas básicos, como o direito de greve, organização e mobilização sindical.
O povo argentino saiu às ruas, desafiando as medidas repressivas para impedir as mobilizações, demonstrando sua indignação e disposição para defender os direitos conquistados em anos de luta.
Para derrotar o plano de Milei e do FMI, é necessário construir a mais ampla unidade em defesa dos salários, das pensões, dos planos sociais, da liberdade de organização, de manifestação e de expressão, bem como exigir o não pagamento da fraudulenta e odiosa dívida pública. É essencial fortalecer os espaços de organização e deliberação das assembleias nos bairros e locais de trabalho que permitam a participação democrática para gerar protagonismo popular nesse processo.
A Argentina é hoje um laboratório da ultradireita internacional que está acompanhando de perto o processo de ofensiva contra a classe trabalhadora e o povo como um todo.
Vamos promover a solidariedade internacional em apoio à greve geral
Contra o Decreto de Necessidade e Urgência e a Lei Geral do governo de Milei
Unidade, organização e luta para derrotar o ajuste e o pacote de reformas
Solidariedade internacionalista com o povo argentino
Bureau da Quarta Internacional, Paris 22 de janeiro de 2024