Deputada Estadual Monica Seixas cria projeto de lei que institui o “Feriado de Iemanjá”

Deputada Estadual Monica Seixas cria projeto de lei que institui o “Feriado de Iemanjá”

O Movimento Pretas do PSOL quer instituir o dia Dia 2 de fevereiro no Calendário Oficial como feriado Estadual em busca do fortalecimento da cultura afro brasileira

O Movimento Pretas do PSOL, liderado pela deputada estadual Monica Seixas, criou o projeto de Lei n° 8/2024, que institui o dia 2 de fevereiro, como o “Feriado de Iemanjá”. “Percebemos que a grande maioria dos feriados são católicos e sendo o Estado Laico devemos prestigiar todas as religiões”, explica a deputada Monica Seixas. “O nosso objetivo é que as religiões de matriz africana também se sintam representadas no calendário oficial do Estado”.

O dia 2 de fevereiro é dedicado no Brasil inteiro a homenagens a orixá Iemanjá, a rainha do mar. Reconhecida por sua generosidade, ela protege os pescadores, zela pelo amor e pela fertilidade, além de retribuir os presentes oferecidos. Iemanjá é cultuada tanto na umbanda quanto no candomblé, sendo considerada a mãe de grande parte dos orixás.

O projeto, muito além de celebrar Iemanjá, visa combater o racismo religioso e a discriminação contra povos de matriz africana, pois segundo o II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, mostra que casos de ataques às religiões de matriz africana crescem 270%, chegando a 244 casos, em 2021. “Trata-se de um pequeno passo para tentar contribuir com o fim dos ataques às religiões de matriz africana”.

A figura de Iemanjá transcende o aspecto religioso, assumindo um papel de extrema relevância para além dos povos de matriz africana, mas também de todo o brasileiro, simbolizando resistência e ancestralidade, conectando os descendentes da diáspora africana às suas raízes culturais, explica a deputada. “Com este projeto desejamos promover o fortalecimento da autoestima e a preservação das práticas religiosas e culturais que são fundamentais para a construção da identidade negra brasileira”, finaliza.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores