Estudantes da UFSM lutam contra homenagens a ditadores
Movimento Juntos! e DCE da Universidade Federal de Santa Maria pedem a revogação de títulos de generais da ditadura
DITADURA NUNCA MAIS!
Hoje pela manhã o DCE da UFSM, dirigido pelo Movimento Juntos!, e o Diretório Livre do Direito protocolaram um ofício cobrando a Reitoria da UFSM a revogação do Título Honoris Causa aos ditadores Castelo Branco e Costa e Silva, em 1966 e 1978 respectivamente.
Na tarde de ontem a UFSM recebeu uma recomendação do MPF pela revogação ou cassação do tiulos. É fundamental compreender que essa cassação tem um peso histórico, tanto na memória e justiça aos presos, mortos e desaparecidos (muitos estudantes e professores), mas também um reflexo na luta contra a extrema direita Bolsonarista. O Bolsonarismo, sempre saudosista dos crimes da ditadura, teve como inimigo central a educação. Vale lembrar que o atual Reitor Luciano Shuck, para agradar ao Bolsonarismo, e assim tentar garantir a sua posse em meio a intervenções do governo nas Universidades Federais, tirou uma foto com o o Deputado Bibo Nunes, um bolsonarista que defendeu que os estudantes da UFSM e da UFPEL deveriam morrer queimados, e um quadro de Bolsonaro em pleno período de graves cortes orçamentários.
Seguiremos cobrando a Reitoria pela revogação dos títulos Honoris Causa aos ditadores e enfrentando a extrema direita na luta por justiça e memória e contra qualquer ANISTIA a Bolsonaro e seu saudosismos a ditadura.