Estudantes da UFSM lutam contra homenagens a ditadores
IMG_20240207_155843-1

Estudantes da UFSM lutam contra homenagens a ditadores

Movimento Juntos! e DCE da Universidade Federal de Santa Maria pedem a revogação de títulos de generais da ditadura

DCE - UFSM e Juntos! 8 fev 2024, 19:11

DITADURA NUNCA MAIS!

Hoje pela manhã o DCE da UFSM, dirigido pelo Movimento Juntos!, e o Diretório Livre do Direito protocolaram um ofício cobrando a Reitoria da UFSM a revogação do Título Honoris Causa aos ditadores Castelo Branco e Costa e Silva, em 1966 e 1978 respectivamente.

Na tarde de ontem a UFSM recebeu uma recomendação do MPF pela revogação ou cassação do tiulos. É fundamental compreender que essa cassação tem um peso histórico, tanto na memória e justiça aos presos, mortos e desaparecidos (muitos estudantes e professores), mas também um reflexo na luta contra a extrema direita Bolsonarista. O Bolsonarismo, sempre saudosista dos crimes da ditadura, teve como inimigo central a educação. Vale lembrar que o atual Reitor Luciano Shuck, para agradar ao Bolsonarismo, e assim tentar garantir a sua posse em meio a intervenções do governo nas Universidades Federais, tirou uma foto com o o Deputado Bibo Nunes, um bolsonarista que defendeu que os estudantes da UFSM e da UFPEL deveriam morrer queimados, e um quadro de Bolsonaro em pleno período de graves cortes orçamentários.

Seguiremos cobrando a Reitoria pela revogação dos títulos Honoris Causa aos ditadores e enfrentando a extrema direita na luta por justiça e memória e contra qualquer ANISTIA a Bolsonaro e seu saudosismos a ditadura.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores