Onde está Zinaba? Onde estão os militantes burquinenses sequestrados?
Há vários meses, os sequestros de figuras proeminentes que defendem a democracia, os direitos humanos fundamentais e a liberdade de expressão têm aumentado em Burkina Faso
Via CADTM
Ativistas da sociedade civil e opositores políticos de Burkina Faso têm sido sequestrados sem nenhum motivo oficial e sem que nenhuma informação seja fornecida sobre os locais e as condições de detenção.
Nosso companheiro e amigo Zinaba Rasmane, que estava encarregado de organizar o Balai Citoyen [Vassoura Cidadá], está entre os desaparecidos. Zinaba participava em muitas atividades com redes internacionais, como a ATTAC e a CADTM. Em 2013-2014, ele fez campanha contra o processo de «dinastia» que Blaise Compaoré queria iniciar com seu clã.
Outras figuras politicamente comprometidas foram sequestradas, incluindo Badjo Bassirou, ativista do Balai Citoyen e administrador de assuntos sociais da Direção Geral de Solidariedade Nacional e Assistência Humanitária, e o advogado Guy Hervé Kam, coordenador nacional do movimento SENS (Servir Et Non Se Servir [Prestar serviço e nao se beneficiar]), cuja libertação imediata foi ordenada pelo Tribunal Administrativo em 7 de março.
Harouna Louré, médico especializada em anestesia e terapia intensiva que co-fundou o movimento «Les Révoltés» [O Revoltados] em 2021, Ablassé Ouédraogo, ex-ministro das Relações Exteriores, e Daouda Diallo, fundador e secretário-geral do Coletivo contra a Impunidade e a Estigmatização das Comunidades em Burkina Faso (CISC), vencedor do Prêmio Martin Ennals de 2022 para Defensores de Direitos Humanos, foram libertados em 8 de março após 3 meses de detenção.
Diante dessa situação extremamente preocupante, condenamos veementemente essas prisões arbitrárias. Apelamos à solidariedade internacional em apoio às pessoas injustamente sequestradas e à sua libertação imediata.
Como PARTICIPAR? 3 ações – 5 minutos
1.Assine este apelo aqui
2. Participe das redes sociais. Publique sua foto num A4 com o seguinte texto: Onde está Zinaba? Onde estão os ativistas sequestrados de Burkina Faso? Sem esquecer as hashtag: #OuEstZinaba #Burkina
Repasse, compartilhe e curta
3. Participe do álbum colaborativo da campanha, publique sua foto.