Em cerimônia do Oscar, artistas pedem cessar-fogo em Gaza
Oscar2024

Em cerimônia do Oscar, artistas pedem cessar-fogo em Gaza

Famosos que usaram broche com as cores da bandeira da Palestina fizeram carta aberta ao presidente Joe Biden

Redação da Revista Movimento 11 mar 2024, 11:31

Foto: Reprodução/Instagram

A noite de domingo (10), foi de festa em Hollywood para a entrega dos prêmios Oscar 2024. Mas o conflito de Israel-Palestina não foi esquecido. A cerimônia começou com alguns minutos de atraso por conta de uma manifestação pró-Palestina nas proximidades do Dolby Theater, em Los Angeles, onde ocorria a cerimônia. 

Os manifestantes, que bloquearam ruas próximas ao local, criticavam os ataques de Israel na Faixa de Gaza e pediam um cessar-fogo imediato. Ainda que as imagens do protesto não tenham ganhado destaque no noticiário da premiação, o tema tomou o tapete vermelho graças a celebridades que adentraram o teatro ostentando broches em apoio à Palestina.

Artistas como Billie Eilish, Ava DuVernay, Mark Ruffalo, Mahershala Ali e Ramy Youssef usaram um pin vermelho que mostrava uma mão com um coração no centro ou com as cores da Palestina, se posicionando contra o conflito.

O protesto foi organizado pelo movimento Artists For Ceasefire (Artistas pelo Cessar-Fogo), que enviou carta aberta ao presidente americano, Joe Biden, pedindo que ele e o Congresso norte-americano “apelem a uma desescalada imediata e a um cessar-fogo em Gaza e em Israel, antes que mais uma vida seja perdida. Mais de 30.000 pessoas foram mortas nos últimos 5 meses e mais de 69.000 ficaram feridas”.

Não é a primeira vez que artistas se organizam politicamente para se manifestar contra conflitos bélicos. Em 2022, celebridades compareceram ao Oscar portando as cores da Ucrânia, vítima de ataques da Rússia já há dois anos.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores