Ryazanov, comunista, dissidente, editor de Engels e Marx
David-Riazanov

Ryazanov, comunista, dissidente, editor de Engels e Marx

Uma biografia de Ryazanov, o maior estudioso do marxismo na Rússia revolucionária, executado por Stalin em 1937

Nicolás González Varela 16 mar 2024, 13:05

Via Viento Sur

Odessa, a grande cidade autônoma e cosmopolita da Ucrânia, onde, nas palavras de Pushkin, “é possível sentir o cheiro da Europa, falar francês e encontrar a imprensa europeia”, viu nascer David Zimkhe Zelman Berov Goldendach em uma família judia abastada em 10 de março de 1870. A cidade, chamada de Pérola do Mar Negro ou Palmyra do Sul, abrigava uma grande comunidade judaica (no censo de 1897, ela representava 37% da população). Uma cidade de tristes pogroms czaristas (1821, 1859, 1871, 1881, 1905). Nesse solo contraditório e nutritivo cresceu Ryazanov, uma das figuras mais habilidosas, comprometidas e relevantes do marxismo. Seu nome de guerra foi tirado do sobrenome do personagem principal, um cético radical semelhante a Bazarov, em um conto do escritor populista Sleptsov: Tempos Difíceis.

Até 1917, ele assinava suas obras como Nikolai Ryazanov ou Rjasanoff. Nikolai, aparentemente, saiu ileso de seu antigo apelido populista e conspiratório. Excêntrico, com uma memória excepcional, volátil e romântico, um intelectual imponente e imbuído de uma capacidade ilimitada de trabalho. Um velho amigo e futuro editor do Izvestiia, Steklov, lembra-se dele “sempre e em qualquer lugar lendo: ao caminhar, na companhia de outros, durante o jantar”, e que “apesar de sua juventude, ele tinha uma educação superior e era um ‘bibliófilo’ no melhor sentido da palavra”; além disso, “ele adorava detectar nas obras dos mais respeitados representantes do pensamento marxista desvios do método e da visão de mundo genuinamente marxistas e desmascarar esses desvios”. Trotsky o definiu como “organicamente incapaz de covardia ou de banalidades”, acrescentando que “qualquer demonstração ostensiva de lealdade era repugnante para ele”.

Um oponente frequente das posições de Lênin (ele se considerava um bolchevique não-leninista) ou do poderoso Stálin (a quem, no meio de uma campanha contra Trotsky, interrompeu com “Desista, Koba! Não faça papel de bobo. Todos sabem muito bem que a teoria não é o seu forte”). Lunacharsky o chamou de “indiscutivelmente o homem mais instruído do nosso partido”, mas tão independente e autônomo que John Silas Reed o descreve “como uma minoria de um só, que se opõe amargamente”. David foi um revolucionário desde a adolescência: aos 14 anos, era um mensageiro secreto dos populistas; aos 16 anos, foi excluído do Lyceum por habilidades inadequadas de estudo.

Ele foi considerado o primeiro marxista entre os círculos de Odessa; naquela época, leu ingenuamente O Capital, de acordo com seu testemunho “sem possuir uma compreensão exata do marxismo ou da missão histórica do proletariado”. Preso pela primeira vez na prisão em 1887, ele preparou leituras de Marx e traduziu escritos de David Ricardo. Em 1889, participou do congresso da Segunda Internacional Socialista, em Paris, e entrou em contato com revolucionários russos e personalidades do socialismo europeu: Bebel, Kautsky, Bernstein, Luxemburgo, Hilferding, Rapoport, Iglesias e até mesmo a filha de Marx, Laura, e seu marido, Lafargue. A necessidade, uma forma forçada de virtude, obrigou-o a falar vários idiomas (alemão, francês, inglês; ele se fazia entender em polonês e italiano).

Em 1892, foi condenado a quatro anos de prisão e exilado em Kishinev; em 1900, foi liberado da supervisão policial e fugiu para o exterior com sua inseparável esposa. Em 1901, em Berlim, ele fundou a facção Borba (Luta), juntamente com Steklov e Gurevich, e começou a usar o pseudônimo definitivo em artigos para o Iskra e o Zaria. Borba defendia um projeto organizacional baseado no marxismo revolucionário, na inevitabilidade de uma revolução em dois estágios e no papel central do proletariado na derrubada do czarismo, opondo-se à dupla Lenin-Plekhanov em uma longa e impotente crítica ao programa do Iskra.

No mítico congresso de 1903 na Bélgica, o da cisão entre bolcheviques e mencheviques, ele critica o novo sectarismo, o fetiche antidemocrático do “centralismo democrático”, sua facção foi expulsa e forçada a se dissolver. Fora das duas tendências, com as quais não se identificava como Trotsky, ele organizou um grupo próprio, autônomo em relação às finanças da Segunda Internacional, e lutou para construir um partido socialista copiado do alemão. Retornou à Rússia em 1905 e tornou-se ativo nas organizações dos metalúrgicos de São Petersburgo e na fração social-democrata da Duma. Em 1907, foi preso novamente após a revolução de 1905 e, mais uma vez, exilou-se na Europa.

Marksovedenie: o nascimento da marxologia

Nos dez anos seguintes, ele viveu no Ocidente e se dedicou a pesquisar e escrever sobre a história do anarquismo, do socialismo e do movimento operário europeu. A casualidade é uma forma de necessidade. O exílio forja um marxista crítico e erudito. Ele escreve no jornal teórico Die Neue Zeit, do SPD, no Der Kampf e no Archiv für die Geschichte des Sozialismus und der Arbeiterbewegung, de Grünberg. Suas obras desse período tratam de Marx e da Rússia czarista, Marx e o trabalho jornalístico, Engels e a questão polonesa, a maioria delas publicada em alemão e, posteriormente, em russo. Além disso, sua amizade com Bebel e Kautsky lhe dá livre acesso à biblioteca babilônica do SPD e, mais decisivamente, ao Nachlass (manuscritos) de Engels e Marx.

Ele é um revolucionário nato, além de um formidável acadêmico marxista com um instinto arquivista obsessivo. Ele foi definido como alguém que “por uma dúvida em uma vírgula em um manuscrito de Engels ou Marx era capaz de viajar a noite toda em um trem de quarta classe sem aquecimento de Viena a Londres”. Kautsky, o papa do marxismo, escreve a ele propondo que seja responsável por uma história inédita da Primeira Internacional: “Quando tive a oportunidade de me familiarizar com sua pesquisa sobre as obras de Marx, imediatamente me veio à mente que você é a pessoa certa para esse trabalho especializado sobre o marxismo, o movimento sindical, que está familiarizado com as relações internacionais como ninguém, um especialista em nossa literatura socialista que poderia preparar o trabalho exemplar sobre a Internacional”.

O primeiro volume, com o qual ele enfrentou falsificações de historiadores anarquistas e proudhonianos, foi escrito em 1914, mas a eclosão da Primeira Guerra impediu sua publicação quando suas provas de prensa estavam sendo corrigidas. Ele não foi publicado em russo e alemão até 1925. Com o progresso de seu trabalho nos projetos de A Questão Oriental, o livro da Primeira Internacional e por meio de uma extensa coleção e pesquisa intensiva sobre o legado literário, Ryazanov gradualmente formou uma estrutura para o projeto MEGA [Obras Completas de Marx-Engels]. Depois de encontrar artigos desconhecidos de Marx no Museu Britânico, Ryazanov escreveu para Kautsky e profeticamente indicou: “Agora, de fato, uma coleção completa de todos esses artigos poderia ser feita para uma futura ‘Obra Completa’ de Marx. Essa é a primeira indicação consciente da necessidade de uma edição crítica e histórica dos textos de Engels e Marx.

Em 1910, uma conferência secreta foi realizada em Viena para discutir o futuro da publicação e o status do Nachlass de Engels e Marx, durante a qual um plano editorial para as obras completas foi apresentado pela primeira vez. Marxistas proeminentes, editores e teóricos da social-democracia foram convidados, entre eles Adler, Bauer, Braun, Hilferding, Renner e, é claro, Ryazanov. Embora a alma mater da iniciativa fosse Adolf Braun, Ryazanov traçou as linhas gerais do Editionsplan, princípios editoriais que a futura MEGA herdaria. Sua proximidade com uma das filhas de Marx, Laura, deu-lhe a oportunidade de pesquisar os arquivos da família e a correspondência mais íntima. Sua reputação como especialista em Marx era tão grande que ele foi convidado para ir à casa de Lafargue, na França, para separar e classificar documentos não publicados. Em 1911, ele encontrou rascunhos de cartas in-octavo não publicadas: eram as respostas polêmicas de Marx à populista Vera Zasulich (ele só conseguiu publicá-las em 1923 em uma coleção de materiais sobre a história do movimento revolucionário russo). Graças a Bebel, ele teve acesso ilimitado aos arquivos do partido e à correspondência completa de Engels e Marx. O SPD [Partido Social-Democrata da Alemanha] o incentivou a continuar o trabalho irregular de Bernstein e Mehring de divulgar obras esquecidas, não localizáveis ou não publicadas.

Em 1913, quando os direitos de publicação de Engels e Marx expiraram, foi aberta a possibilidade de publicação de todos os materiais sem obstáculos legais por qualquer editora. Em 1917, Ryazanov conseguiu publicar dois volumes de um conjunto planejado de quatro volumes de escritos da década de 1850 de Marx e Engels; 250 artigos desconhecidos do público em geral de jornais para os quais eles contribuíram, como The New York Tribune, The People’s Paper e Neue Oder Zeitung. Com uma introdução editorial de sua autoria, a Gesammelte Schriften von Karl Marx und Friedrich Engels, 1852 bis 1862 será a melhor edição científica de Engels e Marx publicada no Ocidente até o surgimento da MEGA.

Entre 1908 e 1917, ele publicou cerca de cem panfletos, artigos, livros, ensaios, resenhas de livros, apresentações, notas e outros textos originais de Engels e Marx ou sobre eles. Eles estabeleceram os principais pontos da Marksovedenie, a marxologia, que seriam incorporados ao MEI [Instituto Marx-Engels] e ao projeto de publicação MEGA. A ideia básica era aplicar a concepção materialista da história ao estudo dos próprios Marx e Engels, entendendo-os como personalidades que interagem dialeticamente com forças e estruturas históricas objetivas. Seus pontos fundamentais são: publicação das obras completas com todos os requisitos científicos e hermenêuticos, completas e sistemáticas, com introdução, aparato de citações acadêmicas e índices extensos; acompanhar a edição com biografias abrangentes e não hagiográficas de Engels e Marx; publicar os escritos de Engels e Marx juntos, dada a estreita relação de camaradagem, familiar, histórico-partidária e científica; finalmente, uma edição popular d´O Capital, completa com índice e citações, introdução biográfica e guia para sua leitura. Nesse ponto, um contemporâneo poderia dizer que Ryazanov “conhecia os pontos e as vírgulas dos escritos de Marx e Engels”. E ele não estava errado.

“Sou apenas um marxista e, como marxista, sou um comunista”

Ele nunca abandonou a militância: participou das escolas de quadros das facções do POSDR: em 1909, com Bogdanov, um bolchevique não-leninista, e sua escola em Capri (financiada por Gorky); em 1911, na escola de Longjumeau (Paris) de Lênin. Ryazanov descreve a divisão da seguinte forma: “os bolcheviques se dividiram em duas frações: 1) leninistas, que inclui os primeiros bolcheviques, mas sem os machistas (seguidores da filosofia de Mach), expropriacionistas e antiparlamentaristas; 2) bolcheviques puros, incluindo os do jornal Vpered, com Bogdanov, Lunacharsky e Liadov”.

Naquela época, ele era aliado de Trotsky, escreve ele no Nashe Slovo. Quando a guerra estourou em 1914, ele participou como internacionalista da Conferência de Zimmerwald. A revolução de fevereiro de 1917 o levou ao exílio na Suíça. Retornou à Rússia em maio, atravessando a Alemanha de trem, assim como Lenin havia feito. Juntou-se ao Mezhduraiontsy, um grupo interdistrital de Petersburgo fundado em 1913, um amálgama de bolcheviques não leninistas, mencheviques de esquerda e internacionalistas (Trotsky, Lunacharsky, Sukhanov, Joffe, Uritsky etc.). Em julho e agosto, eles se fundiram com os bolcheviques leninistas após a tentativa de golpe de Kornilov. Ryazanov torna-se um dos mais proeminentes oradores e ativistas sindicais antes de outubro de 1917. Ele é eleito para a presidência do 2º Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia e membro executivo do Conselho Sindical Central da Rússia.

Em outubro, opõe-se ao putsch e à insurreição armada propostos por Lênin. Após a tomada do poder, ele trabalha como membro executivo do Comissariado da Educação (Narkompros) sob a liderança de Lunacharsky. Opôs-se às posições do partido: defendeu a existência de um sistema soviético multipartidário e continuou chamando os mencheviques e os social-revolucionários de camaradas. Ele se opõe à ditadura do Comitê Central, às cooptações, ao uso da força, à pena de morte e à repressão aos partidos dos trabalhadores, à dispersão da Assembleia Constituinte, ao Tratado de Brest-Litovsk.

No debate sobre a questão sindical, ele confrontou Trotsky e Lênin, defendendo a independência e a autonomia dos sindicatos. Ele luta ferozmente pela liberdade de expressão dentro do partido, pela legalidade das frações e pela genuína democracia dos trabalhadores. É uma cruzada quixotesca contra a burocracia e a imposição do Partiinost. Por enquanto, seu prestígio intelectual e militante significa que ninguém tem autoridade para silenciá-lo, censurá-lo ou tentar expulsá-lo (nem mesmo Lênin). Mas, pouco a pouco, sua influência foi neutralizada, primeiro na esfera sindical. Seu próprio partido o baniu em 1921. Ryazanov não se intimidou: após a morte de Lênin e durante o congresso do partido em 1924, ele declarou: “sem o direito e a responsabilidade de expressar nossas opiniões, este não pode ser chamado de Partido Comunista”. Em um discurso na Kommunistischeskoi Akademii (Academia Vermelha de Professores), ele declarou: “Não sou bolchevique, não sou menchevique e não sou leninista. Sou apenas um marxista e, como marxista, sou um comunista”. Ele sabia que estava condenado, era apenas uma questão de tempo.

Recuperando o Marx autêntico

Ryazanov foi nomeado diretor dos serviços de arquivo da URSS. Ele trabalhou com habilidade e enorme energia entre 1918 e 1920. Ao resgatar bibliotecas, documentos e materiais dos arquivos de diferentes estados e administrações, ele conquistou o respeito e a lealdade de muitos acadêmicos e estudiosos não bolcheviques, especialmente na Universidade de Moscou. Em dezembro de 1920, o Comitê Central promoveu a ideia de fundar um Museu do Marxismo neovitoriano, uma ideia que Ryazanov transformou em algo mais: um instituto de pesquisa moderno, um laboratório no qual historiadores e militantes poderiam estudar, sob as condições mais favoráveis, o nascimento, o desenvolvimento e o amadurecimento da teoria e da prática do comunismo crítico e que, ao mesmo tempo, se tornaria um centro de divulgação (“propaganda científica”, nas palavras de Ryazanov) do próprio marxismo. É natural: ele, Lênin e a maioria dos social-democratas europeus basearam seu conhecimento bibliográfico no trabalho editorial de Engels e nas ofertas editoriais mesquinhas do SPD.

O conhecimento do comunismo crítico de Engels e Marx nas grandes organizações de trabalhadores, bem como no próprio partido bolchevique, era muito deficiente ou lamentável, permitindo o desenvolvimento de linhas políticas utópicas ou reformistas. No início do século XX, Marx seguia sendo um perfeito desconhecido, como Labriola havia previsto, ou uma figura desfigurada. Lênin aprenderia a lição: uma das primeiras medidas da nova URSS, após o fim do comunismo de guerra em 1921, as rebeliões camponesas e o sangrento levante de Kronstadt, seria o lançamento do primeiro projeto de publicação crítica das obras de Engels e Marx.

Lenin deu a ele um impulso essencial quando perguntou a Ryazanov em fevereiro de 1921: “Há alguma esperança de coletarmos em Moscou tudo o que Marx e Engels publicaram? Em 1921, o Comitê Central aprovou a fundação do Instituto Marx-Engels (MEI), a ser instalado no palácio expropriado dos príncipes Dolgorukov no bairro de Znamenka: a rua Marx-Engels durante a União Soviética. Ryazanov acreditava que o marxismo (se é que isso existe) não poderia ser compreendido ou regenerado isoladamente de seu contexto histórico.

O instituto terá como objetivo estudar cientificamente os clássicos em relação à história mais ampla do anarquismo, do socialismo e do movimento operário europeu. O MEI incluirá uma biblioteca, um arquivo e um museu, divididos em cinco departamentos (Kabinetts): Marx e Engels, história do socialismo e do anarquismo, economia política, filosofia e história da Inglaterra, França e Alemanha. Seis meses depois, o MEI, sob a jurisdição da Academia Socialista, é transferido para a jurisdição do Comitê Executivo do Congresso dos Sovietes (do qual Ryazanov era membro). O objetivo? Retirar o instituto do controle direto do Partido Comunista.

Ryazanov não sucumbe ao espírito autoritário do Partiinost (mentalidade partidária). O MEI começa a ser observado pelo aparato [do partido] como um formador de dissidentes (de uma equipe de 109 membros, apenas 39 tinham carteirinha do partido). O coração do instituto era sua biblioteca. Ela incluía não apenas obras acadêmicas sobre a história do anarquismo, do socialismo, do comunismo e do movimento operário, mas também livros raros, incunábulos, diários, passquetes, manuscritos, primeiras edições de clássicos (desde Moro, Harrington até o Manifesto Comunista).

Ryazanov criou uma rede internacional de correspondentes autorizados a procurar e adquirir livros e manuscritos raros em todas as capitais europeias. Um deles, por exemplo, era Boris Souvarine, em Paris; outro era Boris Nicolaïevski, em Berlim. Ele também tentou desenvolver contatos permanentes com o Japão (Instituto Ohara, editora Iwanami), Espanha (por meio de Wenceslao Roces) e Inglaterra.

De acordo com um balanço de janeiro de 1925, a livraria do Instituto possuía 15.628 volumes, bem como manuscritos de Marx e Engels e documentos sobre a história e os membros da Primeira Internacional, Saint-Simonismo, Fourierismo, todos de Babeuf, Blanqui e o movimento operário revolucionário e reformista europeu (incluindo um jornal operário editado por Lassalle em sua juventude). Até mesmo jornais originais para os quais Marx e Engels haviam contribuído, o Vorwärts de 1844 e o Rheinische Zeitung de 1842-43.

Em 1930, a biblioteca contava com 450.000 volumes, em sua maioria raros ou incunábulos. Entre 1925 e 1930, o número de documentos originais fotocopiados aumentou de 40.000 para 175.000, dos quais nada menos que 55.000 eram documentos escritos por Engels ou Marx. O trabalho e o apoio financeiro de Ryazanov em uma época de guerra civil, cerco internacional, repressão e revoltas (Kronstadt, Makhno, Tambov, greves em centros industriais) foram incríveis e falam não apenas de sua habilidade, mas também do extraordinário apoio nos escalões superiores do governo bolchevique. Naqueles anos, além de Lênin, Ryazanov tinha o apoio incondicional de Kamenev, Bukharin e Kalininin.

Uma utopia editorial chamada MEGA

Um dos grandes méritos de Ryazanov, e não menos importante, foi ter sido a alma mater do grande empreendimento editorial das primeiras obras críticas completas de Engels-Marx, a mítica MEGA (Marx-Engels Gesammtausgabe), publicada simultaneamente na URSS e na Alemanha entre 1921 e 1931. A partir de 1922, ele se dedicou, com extraordinário ímpeto, à busca e ao resgate de todos os materiais documentais para apoiar o lançamento; seu sonho era uma primeira edição científica abrangente em russo e alemão. Ele imediatamente lançou seu plano para as obras completas de Engels e Marx, recrutando especialistas em idiomas estrangeiros (francês, inglês, alemão) sem levar em conta seus antigos alinhamentos anteriores a 1917. Em 1923, Ryazanov viajou para Berlim para assinar um acordo de colaboração com o arquivo do partido e um acordo de co-edição com o SPD e, ao retornar, apresentou na Academia Socialista de Moscou uma declaração sobre o legado literário de Engels e Marx, na qual o estado do Nachlass nos é apresentado como as desventuras de A Ideologia Alemã. Em 1924, o SPD autorizou oficialmente o MEI a fotocopiar seu arquivo partidário na íntegra, incluindo o Nachlass, sua correspondência e bibliotecas particulares (maltratadas e espalhadas); Ryazanov relembrou mais tarde:

Em 1900, eu tinha visto em Berlim essa biblioteca espalhada sem nenhuma ordem em várias salas. Foi assim que milhares de obras pertencentes aos criadores do socialismo científico desapareceram. Eles nem sequer se deram ao trabalho de verificar se não continham, nas margens, notas de leitura, alguns traços do trabalho intelectual de Marx ou Engels. Uma parte dos manuscritos que normalmente teria sido enviada para os arquivos do Partido Social-Democrata em Berlim foi preservada por Bernstein, e a correspondência de Engels e a parte mais importante das obras que permanecem desconhecidas até hoje foram deixadas em Londres.

No Quinto Congresso da Internacional Comunista (IC), em 1924, Ryazanov recebeu um espaço especial para divulgar seu projeto de publicação; seu artigo, ” A obra de Marx e Engels”, tornou-se a resolução oficial. Nele, ele destacou

a necessidade absoluta da publicação mais exaustiva possível de todas as obras e cartas de Marx e Engels com um aparato histórico-crítico e comentários. Somente essa edição seria um monumento digno dos fundadores da pesquisa científica.

O autor, que também era um dos fundadores da pesquisa científica, justificou a edição politicamente devido às deficiências na educação da geração mais jovem. Recontando as vicissitudes do Nachlass literário, ele apontou que

depois de consideráveis problemas, finalmente obtivemos os manuscritos, temos fac-símiles fotográficos de todos os manuscritos não publicados de Engels e Marx. Além do manuscrito alemão do texto sobre a Ideologia Alemã, temos uma série de manuscritos escritos por Engels no início dos anos 80 do século passado, como um suplemento ao seu Anti-Dühring. Esses manuscritos estavam ocultos no verdadeiro sentido da palavra, porque verifiquei que ninguém sabia sobre eles, ou os conhecia, exceto Bernstein.

Por fim, Ryazanov apresentou oficialmente o projeto MEGA:

Nossa principal tarefa consiste na publicação de uma edição completa e tecnicamente perfeita em alguns milhares de exemplares para todas as principais bibliotecas. Mas também temos outra tarefa diante de nós, que não é menos importante. Não podemos esperar que uma edição de cinquenta volumes (e é muito difícil que seja menos do que isso) esteja ao alcance de todos. Temos que fazer uma seleção das obras de Marx e Engels para todos os países. Essa seleção conterá todas as obras mais importantes de Marx e Engels, descrevendo todas as fases de seu desenvolvimento intelectual. A primeira parte, a parte geral, deve ser uma edição para todos os países. Depois vem a segunda parte, adaptada às necessidades nacionais de diferentes países.

Ryazanov concluiu dizendo que

No decorrer dos últimos anos, pude acrescentar muito à nossa coleção de manuscritos de Marx e Engels, e ficarei muito grato se todos os membros do Partido (e não apenas o Partido) nos ajudarem nesse trabalho. Meu pedido a todas as partes é que enviem tudo (mesmo o que parece desinteressante para vocês é interessante para nós) relacionado a Marx e Engels para o Instituto Marx-Engels em Moscou.

Sem dúvida, o empreendimento editorial tinha como objetivo político uma luta ideológica contra o revisionismo, a vulgarização e a trivialização de Marx.

Como reforço científico do trabalho editorial, Ryazanov planejou duas publicações científicas: uma anual, Arkhiv K. Marksa I F. Engel’sa, um periódico de 600 páginas (em formato octavo); e uma semestral, Letopisi Marksizma (Anais do Marxismo), com treze edições publicadas entre 1926 e 1930. Quanto ao Letopisi Marksizma, muitos de seus artigos populares foram publicados na versão alemã, Unter dem Banner des Marxismus, publicada em 1925 e posteriormente reproduzida pelos partidos da Internacional Comunista.

O Arkhiv… teve dois ciclos político-editoriais, marcados pelo expurgo de Ryazanov e sua equipe (1931) e pela derrota da revolução alemã e a ascensão do nacional-socialismo em 1933. Nele apareceram textos seminais do corpo do futuro marxismo ocidental: seções de A Ideologia Alemã; os Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844, a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel de 1843 e a Dialética da Natureza. Deborin e seu grupo de defensores da dialética (Karev, Luppol) contribuíram e co-editaram o Arkhiv, que tinha uma inclinação filosófica antimecanicista, e Lukács também escreveu para a revista, com um ensaio sobre Moses Hess. Ryazanov, assim como Lukács, percebia o comunismo crítico principalmente como uma práxis revolucionária proletária. Em contraste com Lukács, quando Ryazanov falava de método, ele se referia ao método histórico-crítico concreto usado por Marx e Engels; o materialismo dialético era definido como o estudo da

história da sociedade humana como o processo de mudança das pessoas sob a influência da natureza e a mudança desta última sob a influência das pessoas atuantes.

O esforço não terminou aqui: ele havia projetado uma Biblioteca do Materialismo, edições críticas de Holbach, Hobbes, Diderot, La Mettrie etc.; obras completas de figuras-chave do movimento socialista mundial, como Plekhanov, Kautsky, Labriola, Karl Liebknecht, Rosa Luxemburgo ou Paul Lafargue. Além disso, uma biblioteca marxista, incluindo edições anotadas dos clássicos do marxismo, entre elas a versão de Ryazanov do Manifesto Comunista, uma biblioteca de clássicos da economia política com Smith, Ricardo e Quesnay. Naturalmente, edições anotadas de Hegel e Feuerbach.

Um acadêmico marxista de alcance internacional

Outra meta literária de Ryazanov era publicar uma biografia intelectual abrangente e insuperável de Marx. Ele nunca conseguiu concluir esse trabalho, assim como o próprio Engels. Suas duas principais obras da década de 1920 se aproximam desse desejo: um relato popular da vida e do pensamento de Marx e Engels (1923), baseado em leituras na Academia Socialista, e uma coleção de ensaios, Ocherki po istorii Marksizma (1923), em dois volumes, uma reimpressão de seus escritos pré-revolucionários. Ryazanov não era um pensador original, nem um criador de vanguarda: nessas obras ele expõe Marx em seus textos, os documentos falam por si mesmos. Sua relação com os Nachlasses literários de Marx e Engels pode ser chamada de piedade positivista: o documento nu e completo (textual e intertextualmente, no estilo do historiador Ranke) é o elemento essencial da pesquisa histórica e tem o poder de regenerar totalmente a teoria.

Em 1927, recebeu o Prêmio Lênin; em 1928, foi um dos poucos marxistas a se tornar membro titular da Academia de Ciências. Em 1930, Ryazanov atingiu o auge de sua carreira, foi reconhecido internacionalmente e sua posição na URSS, já nas mãos de Stalin, estava aparentemente segura. Em dez anos, ele havia elevado o instituto a centro mundial de estudos sobre Marx e história social europeia. Era uma Meca para pesquisadores de todo o mundo, apesar do anticlímax stalinista: um jovem e brilhante filósofo americano, Sydney Hook, foi trabalhar lá em 1929. Ele recebeu a visita de personalidades como Kautsky, Clara Zetkin, Bela Kun, Emile Vandervelde, Albert Thomas, Charles Rappoport, Henri Barbusse, Maxim Gorky; colaboradores internacionais, incluindo Lukács (que leu pela primeira vez os Manuscritos de 1844, decisivos para sua evolução), Pollock (“Escola de Frankfurt”), etc.

O próprio Ryazanov construiu uma pequena residência anexa ao palácio, uma réplica da casa de Engels em Manchester que ainda existe hoje, onde ele administra o instituto como um Grand Seigneur. Ele pode ser visto no jardim limpando a neve, ajudando a equipe de limpeza ou impondo sua rigorosa proibição de fumar. O anarco-comunista Serge, que viveu na URSS, nos deixou um retrato vívido em suas Memórias de um Revolucionário:

Ryazanov, um dos fundadores do movimento operário russo (que dirigiu o Instituto Marx-Engels), aos sessenta anos de idade estava atingindo o auge de um destino que poderia parecer um sucesso excepcional em tempos tão cruéis. Ele havia dedicado grande parte de sua vida ao estudo mais escrupuloso da biografia e dos textos de Marx, e a revolução o preencheu; no partido bolchevique, sua independência de espírito era respeitada. Ele foi o único que levantou incessantemente sua voz contra a pena de morte, mesmo durante o terror, e exigiu incessantemente a limitação estrita dos direitos da CHEKA e, depois, da OGPU. Hereges de todos os tipos, socialistas, mencheviques ou oponentes da direita e da esquerda, encontravam paz e trabalho em seu instituto, desde que tivessem amor pelo conhecimento. Ele ainda era o homem que havia dito em uma conferência: “Não sou um daqueles velhos bolcheviques que Lênin tratou durante vinte anos como velhos imbecis.” Eu o encontrei várias vezes: corpulento, de braços fortes, barba e bigode brancos e espessos, olhar tenso, testa olímpica, temperamento tempestuoso, palavras irônicas. Naturalmente, seus colaboradores heréticos eram presos com frequência e ele os defendia com circunspecção. Ele tinha entrada livre em todos os lugares, os líderes tinham um pouco de medo de sua franqueza.

Um pouco? Stalin visitou o MEI em 1927 e, ao ver os retratos de Marx, Engels e Lênin, perguntou: “Onde está o meu retrato? Ryazanov responde: “Marx e Engels são meus professores; Lênin foi meu camarada. Mas o que você é para mim?”. Em 1929, em uma conferência do partido, ele afirma: “O Politburo não precisa mais de marxistas”.

Ele se recusou a participar do festival de bajulação e culto à personalidade no quinquagésimo aniversário do Secretário Geral Stalin. Ryazanov escolhia seus colaboradores por sua capacidade científica: enquanto Trotsky já estava exilado em Alma-Ata, ele o contatou… para trabalhar na edição crítica da obra polêmica de Marx, Herr Vogt! Ele até o encarregou de revisar as traduções e corrigir as provas dos volumes de Marx e Engels, algo que garantiu a Trotsky uma renda vital na época, já que ele não tinha meios de subsistência depois de ser expulso do VKP(b) [Partido Comunista de Toda a Rússia]. Em 1930, a imprensa soviética comemorou seu sexagésimo aniversário como um evento nacional. Um grosso livro de jubileu foi publicado especialmente para a ocasião, intitulado “Em Seu Posto de Combate! Edição especial para o sexagésimo aniversário de D. B. Ryazanov”, no qual Bukharin, Kalinin, Rykov e outras figuras famosas da Nomenklatura escreveram em sua homenagem. Um comunicado oficial do Comitê Central, assinado por Stálin, anuncia um futuro promissor de serviços leais ao partido e o glorifica como “um incansável lutador pelo triunfo das ideias dos grandes mestres do proletariado internacional – Marx, Engels e Lênin”; os jornais oficiais, liderados por Bukharin, foram incansáveis em seus elogios: “o mais eminente marxólogo de nossos tempos” – diz o Izvestia; o Pravda afirma que ele é “uma personalidade científica mundial” que deu “mais de quarenta anos de sua vida à causa das classes trabalhadoras” e que “ele organizou um instituto científico que é o orgulho de nossa ciência revolucionária” e “sob a liderança científica e administrativa direta de Ryazanov…. o MEI estava na vanguarda da luta pelo triunfo da teoria revolucionária do proletariado”, tanto “por seu considerável trabalho científico e de pesquisa no campo da marxologia quanto por sua atividade no movimento sindical mundial”.

Falando em nome da Internacional Comunista, Clara Zetkin observou com pompa que “na base do grande monumento ao trabalho científico criativo do Estado soviético está gravado de forma indelével o nome de Ryazanov”; a publicação oficial da Internacional, Inprecorr, chamou-o de “o mais importante e renomado acadêmico marxista de nosso tempo”.

Para coroar a homenagem, ele foi agraciado com a prestigiosa Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho. No entanto, sob a pompa e a circunstância, era possível ouvir os ruídos monótonos da luta interna. Já no início de 1930, Stalin, em luta aberta contra Ryazanov, decidiu contar com jovens aspirantes do Instituto Vermelho de Professores para promover a separação absoluta entre filosofia e ciência, uma tarefa de luta ideológica que ele considerava indispensável “para implementar a crítica completa” de todas as instituições culturais soviéticas. Stalin disse que

temos de remover e desenterrar todo o esterco que se acumulou na filosofia e nas ciências naturais. Remover tudo o que foi escrito pelo grupo “Deborinista” (Deborin-Riazanov) e quebrá-lo….

e concluiu dizendo que

o principal problema para vencer em todas as direções é dar o golpe. Preparar-se para a batalha. Não devemos nos esquecer de que precisamos provocar a saída de Ryazanov do Instituto Marx-Engels.

Objeto de repressão

Em menos de um ano, Ryazanov foi detido, preso, exilado e expulso, não apenas do Instituto, mas também do partido. Em dezembro de 1930, foi lançada uma operação em grande escala. A desculpa da polícia foi a existência de uma organização fictícia e antissoviética chamada “União dos Escritórios do Comitê Central do Partido Menchevique” (sic), acusada de querer quebrar a economia soviética; um dos primeiros presos foi o trágico Isaak Illich Rubin, historiador e economista da equipe do MEI. Ryazanov foi acusado de esconder a correspondência terrorista menchevique e documentos antissoviéticos que lhe foram entregues por Rubin. Os documentos supostamente ocultos por Ryazanov eram uma carta altamente crítica de Marx de 1881 sobre o jovem Kautsky (mais tarde totalmente confirmada pela história), entregue pela ex-menchevique Lidia Zederbaum-Dan, irmã de Martov, em 1925.

A caça às bruxas foi simples e brutal: a menchevique Lidia Zederbaum entregou a Ryazanov a carta de Marx em 1925. Por que ela a entregou a ele? Como garantia da amizade de Ryazanov com os mencheviques e de sua futura colaboração na conspiração contra a ditadura do proletariado? O rótulo menchevique deveria calar a boca de quem duvidasse, especialmente porque Ryazanov “ocultou cuidadosamente” a carta de 1925. Por que ele a ocultou? Obviamente, para proteger os interesses de Kautsky e do menchevismo mundial (cujo centro é o fantasmagórico e inexistente Centro Internacional).

Ao idealismo menchevizante na teoria foi acrescentado o menchevismo mendaz, mais prático e contrarrevolucionário. O idealismo menchevique era um termo técnico e pseudofilosófico amplamente usado na literatura soviética e estrangeira do Dia Mat entre os anos 1930 e o início dos anos 1950. Originalmente, ele se referia aos erros cometidos pelo grupo do filósofo Deborin, ligado ao MEI de Ryazanov.

A palavra menchevismo significava que a separação entre teoria e prática por Deborin e seus discípulos era vista como uma ressurreição de um dogma político específico, o dos mencheviques, e a palavra idealismo, que a identificação de Deborin da dialética de Hegel com Marx era vista como uma reencarnação e refúgio em uma variante do idealismo.

Mais tarde, o termo idealismo menchevique foi estendido a alguns erros teóricos em muitas disciplinas acadêmicas (por exemplo, em desvios e erros na economia política) e se estabeleceu como sinônimo de heresia antimarxista e revisão idealista do leninismo. Sob o regime stalinista, ser acusado de ser um idealista menchevique poderia acarretar uma sentença de morte in fieri. Rubin, sob tortura e com a ameaça de prisão de sua família, assinou uma confissão falsa para a OGPU; ele até escreveu uma carta na qual falava sobre os documentos mencheviques supostamente ocultos e que Ryazanov havia sido readmitido no partido menchevique.

Ryazanov ficou indignado ao saber que um de seus membros havia sido preso e, diante do que ele chamou de “loucura organizada pelo Bureau Político” do VKP(b), exigiu uma reunião com Stalin. O registro mantido nos arquivos estatais das entradas no Kremlin mostra que a visita de Ryazanov em 12 de fevereiro de 1931, às 17h10, contou com a presença dos membros mais leais de Stalin do Bureau Político do VKP(b): estavam lá Molotov, Kaganovich, Postyshev e, mais tarde, chegou o temido chefe da OGPU na época, Menzhinsky. Ryazanov exigiu ver a explosiva carta de confissão de Rubin ou os documentos mencheviques em questão, que não apareceram.

De acordo com as memórias de Sher, um ex-menchevique que agora colaborava com a OGPU, a discussão se deu aos gritos. . Stalin gritou para Ryazanov: “Onde estão os documentos?”, ao que Ryazanov respondeu: “Vocês nunca os encontrarão, a menos que os tragam vocês mesmos!” Dois oficiais sênior da OGPU receberam ordens de revistar o MEI, e Ryazanov deixou o Kremlin com eles às 20:00. Uma comissão da polícia política (OGPU) enviada ao Instituto Marx-Engels durante a noite de 12 para 13 de fevereiro de 1931, ou seja, imediatamente após a conversa pessoal de Ryazanov com Stalin no Kremlin, antes de seu expurgo e da depuração total, descobriu, para seu alarme, que na seção de filosofia não havia um único livro de Lenin, mas, por exemplo, de muitos “filósofos contemporâneos”. Além disso, eram ensinados “idealistas obscurantistas” (sic), como Schopenhauer e Husserl. Na noite de 15 de fevereiro de 1931, a OGPU o prendeu no Lubyanka sob a falsa acusação de receber encomendas do exterior, daquele fantasmagórico Centro Internacional Menchevique. O mecanismo não parou, embora não houvesse nenhuma sentença legal ou procedimento administrativo: em 17 de fevereiro de 1931, o Presidente do Comitê Central do VKP(b) o excluiu do partido por estar inadimplente; em 20 de fevereiro, o Bureau Político emitiu uma resolução intitulada “Sobre o Instituto Marx-Engels”, declarando que: “(a) um conselho provisório procederá à dissolução do MEI; (b) designará Adoratskii como diretor do MEI e (c) designará Tovstukha como vice-diretor do MEI”.

Na invasão ideológica que se seguiu, 131 funcionários de um total de 243 foram demitidos rapidamente, o que levou Ryazanov a ser excluído da Academia de Ciências da URSS e da Academia Comunista, além de ser expulso de outras organizações e instituições. Ele foi preso no Gulag de Suzdal, especializado em prisioneiros políticos, em confinamento solitário por seis meses. Em 16 de abril de 1931, devido ao seu estado de saúde, a OGPU decidiu mandá-lo para o exílio em aldeias próximas a Saratov, no Volga.

Em fevereiro de 1931, como era de praxe para prisioneiros perseguidos, os editores e bibliotecários receberam ordens para eliminar suas obras pessoais e suas edições cuidadosas de Engels, Marx, Plekhanov e a Primeira Internacional etc. Os livros não foram queimados, pois tinham sido destruídos. Os livros não foram queimados, mas tiveram um curioso destino duplo: um exemplar de cada livro foi enviado para a biblioteca pessoal de Stalin e o restante foi enviado para a fábrica de fuligem para fazer papel reciclado. Para concluir a parábola, Ryazanov preso, o Pravda publicou em março de 1931 uma nota intitulada “Marx sobre Karl Kautsky”, misteriosamente assinada “Instituto Marx-Engels”, sem qualquer comentário ou introdução, e que conclui: “A conhecida menchevique Lidia Zederbaum-Dan deu a carta original a Ryazanov já em 1925, que a escondeu cuidadosamente”. Por enquanto, a cortina se fecha.

Até o momento de sua prisão, apenas onze volumes haviam sido publicados (de um projeto de quarenta e dois) e sete estavam em andamento (entre eles o famoso e desconhecido Gründrisse). Em 1931, o mesmo ano da prisão de Ryazanov, o substituto de Ryazanov após o expurgo do MEI, o pedante e obscuro apparatchik Vladimir V. Adoratskij, o primeiro candidato de Lênin para dirigir o MEI, fez um discurso no qual definiu o trabalho editorial de seu antecessor na liderança do instituto como “uma traição direta (direktem Verrat) à causa do proletariado”, já que ele havia favorecido a publicação de

Esse é um dos crimes mais graves que Ryazanov cometeu em sua sabotagem de uma edição popular e internacional das obras de Marx e Engels.

E quanto ao trabalho de Marx e Engels ainda a ser feito pela equipe de Ryazanov? Alguns serão continuados por seu sucessor Adoratskii ( censurado em 1940 e executado em 1945), e mais seis volumes de MEGA preparados pelo MEI menchevique antes de 1931 serão publicados sob sua égide entre 1931 e 1935. Finalmente, em 1936, todas as atividades de publicação do Marx inédito foram interrompidas. O último suspiro foi a publicação separada (exclusivamente em russo) em dois volumes, em 1940, dos manuscritos de Marx de 1857-58, o Gründrisse der Kritik der politischen Ökonomie. O método stalinista foi completo: expulsão, exílio, prisão e morte de seus colaboradores, suspensão total do plano de publicação, colocando as provas impressas sob o martelo; desaparecimento de todas as bibliotecas públicas russas e estrangeiras; expurgo das obras de Marx e Engels em edições populares, destituídas de toda erudição. Gradualmente, Stalin substituiu o empreendimento editorial histórico-crítico da MEGA por uma série de publicações isoladas e dispersas, sem nenhum plano conjunto, sem nenhum critério filológico e doxográfico.

Um fim ignominioso: exilado, isolado, executado

Ryazanov viveu às margens do Volga, condenado à miséria e à fome, à decadência mental e física. As bibliotecas e editoras receberam ordens para eliminar suas obras e edições. Ele simplesmente deixou de existir, mas não sabia disso. Ele ganhava a vida traduzindo pequenos textos para a universidade local. Compartilhou suas magras rações com dezenas de pessoas famintas durante a fome de 1932-1933 (quatro anos depois, essa militância foi considerada uma pérfida manobra antissoviética). Em 1934, o Bureau Político permitiu que ele viajasse para Moscou a fim de cuidar de sua esposa doente. De acordo com relatos de Kalinin, seu antigo protetor e admirador, Stalin lhe ofereceu um acordo: Ryazanov deveria escrever uma declaração pública de arrependimento, reconhecer sua culpa na conspiração menchevique-trotskista e seria totalmente reabilitado. Ryazanov rejeitou o acordo e exigiu uma revisão imediata de seu caso.

Em meados de 1934, ele foi enviado de volta ao exílio em Saratov ad eternum. O VKP(b) de Saratov, no qual alguns de seus admiradores estavam abrigados, concedeu-lhe em 1934 um pequeno emprego para se sustentar como consultor bibliotecário na Biblioteca da Universidade. Em 11 de junho de 1937, o mundo ficou chocado com a notícia da decapitação de toda a liderança do Exército Soviético. A queda dos generais vermelhos desencadeou uma explosão de terror nacional, dirigida contra os comandantes em todos os níveis e em todas as esferas. Pela primeira vez, Stalin reprimiu em grande escala pessoas que nunca haviam sido oponentes declarados e que sempre estiveram ao seu lado nas disputas internas do partido.

A nova política repressiva tinha como objetivo destruir todos os suspeitos de deslealdades passadas, presentes ou imaginárias ao grupo governante de Stalin. Terror cego e em massa, com um claro motivo político: em 1936, a URSS havia adotado uma nova constituição que previa a eleição de um novo órgão legislativo, o Soviete Supremo, para o qual a população adulta como um todo poderia votar formalmente, com um sistema de votação secreta programado para 1937. Essas eleições, de acordo com um decreto de junho de 1937, diziam respeito a assentos disputados e vários candidatos fariam campanha por eles.

No mesmo dia em que a imprensa oficial publicou os regulamentos sobre as eleições iminentes, Stalin enviou um telegrama a todas as organizações do VKP(b) exigindo a execução em massa de todos os elementos “antissoviéticos” e a reinstalação da figura criminosa da “Troika”, tribunais ad hoc de três pessoas. As Troikas haviam funcionado durante a Guerra Civil de 1918-1921 para processar os inimigos do povo no campo de batalha de maneira rápida, sem recorrer a procedimentos judiciais comuns. Stalin as reviveu em 1929, durante a coletivização forçada, para emitir sentenças de deportação ou morte contra os oponentes das fazendas coletivas. Seu reaparecimento em 1937 foi um reflexo, para a liderança do regime stalinista, de que havia uma crise mortal na URSS.

O novo modelo de troikas de 1937 consistia no primeiro secretário local do partido, no procurador e no chefe do NKVD no território. Durante esse ano, elas proferiram 688.000 sentenças (87% de todas as sentenças na URSS), a maioria delas sentenças de execução por fuzilamento. No segundo semestre de 1937, a maioria dos comissários do povo (equivalente a ministros no Ocidente), quase todos os primeiros secretários regionais do partido e milhares de funcionários foram tachados de traidores e presos. Parece que a maioria desses altos funcionários, dessa nobreza estatal, foi executada entre 1937 e 1940.

Em junho de 1937, A. A. Andreev, um emissário enviado pelo Politburo e confidente de confiança de Stalin, foi a Saratov para demitir o líder regional, com ordens para inspecionar a liderança local do partido. O mecanismo orwelliano era semelhante em todos os lugares: um plenário do comitê local era então convocado, no qual o emissário formulava as acusações contra o secretário regional e seus associados; geralmente o secretário intervinha (se estivesse em liberdade) e, em seguida, os membros do Comitê Central local denunciavam seu líder, que, por sua vez, era demitido e preso.

Por meio dessa operação típica do Grande Terror de 1937-1938, Stalin liquidou toda a liderança do partido em Saratov por várias negligências e traições, por ter protegido esse gênio do mal. Ryazanov aguardou sua prisão, que ocorreu na noite de 22 de julho de 1937. Temos a reconstituição de seu duro interrogatório pelo agora NKVD de Yezhov: Ryazanov se recusou a desempenhar o papel de arrependido, não entrou no jogo da denúncia. Ele negou repetidamente as acusações delirantes em dois duros interrogatórios em 26 e 28 de julho. A Nomenklatura não tinha utilidade para o ritual público nos julgamentos do povo. Ryazanov derrubou a lógica do que Radek, outra pessoa reprimida, chamou de álgebra da confissão.

De acordo com a fórmula de Stalin, a crítica equivalia à oposição; a oposição inevitavelmente implicava e levava à conspiração; a conspiração significava traição. Algebricamente, portanto, a menor oposição ao regime, ou a não denúncia dessa oposição, era comparável a um ato de terrorismo. Em 19 de janeiro de 1938, o procurador-geral de Saratov dirigiu-lhe uma longa acusação de seis páginas, na qual, entre outras alegações, destacava “a extrema hostilidade pessoal de Ryazanov ao camarada Stalin”.

Finalmente, em 21 de janeiro, ele foi julgado à porta fechada. A sessão foi aberta às 19:45 e encerrada às 20:00. O Colégio Militar da Suprema Corte da URSS, em Saratov, condenou-o à morte por pertencer a uma “organização terrorista trotskista” e por “espalhar falsificações caluniosas sobre o partido e o poder soviético” e, de acordo com o artigo 58 do Código Penal da URSS, à pena máxima. Ele foi executado no mesmo dia.

A tragédia humana do terror stalinista se estendeu à família e aos amigos. Sabemos que Stalin, Molotov e outros membros do Politburo aprovavam rotineiramente listas de mulheres (mães, esposas) e filhos dos Inimigos do Povo para serem reprimidos. Não apenas os pais e as mães rotulados como inimigos desapareciam, como também, muitas vezes, os próprios parentes dos detidos eram presos.

A punição indireta tinha uma utilidade política maior e mais calculada: a ameaça de que os parentes seriam punidos poderia ter uma influência dissuasiva sobre possíveis dissidentes ou críticos, além de impedir a disseminação pública de sentimentos negativos ou possíveis protestos. Sua esposa Anna Levovna foi presa e, como esposa de um inimigo público, foi condenada a oito anos em um gulag, do qual foi libertada em 1943, sem saber o destino final do marido.

Em julho de 1957, Anna escreveu uma carta a Nikita Khrushchev perguntando sobre o paradeiro de seu marido. Ambos foram oficialmente reabilitados em 1958 e readmitidos no Partido Comunista. Foi somente em 22 de março de 1990 que Ryazanov foi reintegrado post mortem à Academia de Ciências da URSS. No dia seguinte à sua execução, sua família direta foi presa e imediatamente agentes da NKVD chegaram à sua humilde dacha para executar a última parte da sentença: confisco de sua propriedade pessoal para o Estado e destruição do que era inútil. Eles carregaram todos os seus livros na traseira de um caminhão. Os papéis e anotações restantes de Ryazanov foram espalhados no chão para alimentar o fogo, incluindo tudo o que estava em sua mesa de estudo. Entre eles, um retrato do jovem Engels com uma inscrição na caligrafia da filha de Marx, Laura Lafargue, com quem ele havia trabalhado em 1911. “Quem é este?”, perguntou um dos milicianos com seu boné azul e vermelho à neta. “É Friedrich Engels”, respondeu ela. “E quem é Engels?”, respondeu o agente enquanto jogava o daguerreótipo nas chamas.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão