Condenamos o assalto a Embaixada do México no Equador
Declaração das organizações integrantes da IV Internacional na América Latina sobre o assalto a Embaixada do México no Equador
Declaração das organizações integrantes da IV Internacional na América Latina
Com a violenta ocupação policial a Embaixada do México no Equador, em 5 de abril, se atacam os princípios básicos da diplomacia e convivência civilizada entre as nações; o princípio de inviolabilidade de embaixadas e do direito de asilo a todo pessoa perseguida por sua maneira de pensar.
O presidente ultradireitista e neoliberal do Equador, Daniel Noboa Azín, apresentou dois pretextos para sua ação inaceitável: atuou para executar uma ordem de apreensão contra o ex vice-presidente Jorge Glas por alegação de peculato e porque o presidente mexicano o acusou de ser um “facho conservador”.
As duas supostas razões não resistem a menor análise. É tão grave o despropósito que já merece repúdio aberta de todos os países do continente, incluindo os amplos setores do povo equatoriano e de seus representantes políticos e sociais. O ataque a embaixada mexicana por parte de Daniel Noboa tem dois propósitos. O primeiro, é criar uma imagem de “homem forte”, inspirado no salvadorenho Bukele, diante de um plebiscito no qual pretende impor o pagamento por horas. O segundo é punir o adversário Jorge Glass por ser parte do correísmo, que ainda conserva uma importante presença eleitoral.
O ódio visceral de Daniel Noboa contra Rafael Correa e os movimentos social desdenha de todo ordenamento legal, local e internacional. Noboa é parte de uma oligarquia ultradireitista submetida ao ditames de Washington.
A IV Internacional condena a agressão a embaixada mexicana no Equador, exige a libertação do ex vice-presidente Jorge Glas e que se lhe seja concedido um salvo conduto para seu asilo no México. Além disso, faz um chamado para fortalecer a fraternidade entre os povos de ambos os países e de sua luta contra suas respectivas classes opressoras.
Abaixo o governo direitista de Noboa!
Pela unidade dos povos irmãos da América Latina e Caribe!
Cidade do México, 9 de abril de 2024
Movimiento Socialista del Poder Popular – México
Red Feminista Ecosocialista – Equador
Movimento Esquerda Socialista (PSOL) – Brasil
Resistência (PSOL) – Brasil
Poder Popular – Argentina
Marabunta – Argentina
Democracia Socialista – Porto Rico
Rebelião Ecossocialista (PSOL) – Brasil
Centelhas (PSOL) – Brasil
Insurgência (PSOL) – Brasil
Súmate Nuevo Perú – Peru
Subverta (PSOL) – Brasil
Las Indómitas Organización de Izquierda Anticapitalista – México