Condenamos o ataque à Embaixada do México no Equador
Embajada-Mexico-2-1

Condenamos o ataque à Embaixada do México no Equador

Declaração das organizações membros da IV Internacional na América Latina

IV Internacional 9 abr 2024, 14:51

Foto: API

A violenta ocupação policial da embaixada mexicana no Equador na sexta-feira, 5 de abril, atacou dois princípios básicos da diplomacia e da convivência civilizada entre as nações: o princípio da inviolabilidade da sede diplomática e o direito de asilo para qualquer pessoa perseguida por sua maneira de pensar.

O presidente de ultradireita e neoliberal do Equador, Daniel Noboa Azín, apresentou dois pretextos para sua ação inaceitável: que agiu para executar um mandado de prisão contra o ex-vice-presidente Jorge David Glas Espinel por suposto desvio de dinheiro e porque o presidente mexicano o acusou de ser um “facho conservador”. Os dois motivos alegados não resistem à menor análise. O absurdo é tão grave que já foi condenado abertamente por todos os países do continente e até mesmo por amplos setores do povo equatoriano e seus representantes políticos e sociais.

O ataque de Daniel Novoa à embaixada mexicana tem dois objetivos. O primeiro é criar a imagem de um “homem forte”, inspirado no Bukele de El Salvador, diante de um plebiscito no qual ele pretende impor o pagamento por hora. A segunda é punir seu oponente Jorge Glass por fazer parte do correísmo, que ainda mantém uma presença eleitoral significativa. O ódio visceral de Daniel Noboa por Rafael Correa e pelos movimentos sociais desrespeita toda a ordem legal, local e internacional. Noboa faz parte de uma oligarquia de ultradireita sujeita aos ditames de Washington.

A IV Internacional condena a agressão contra a sede diplomática mexicana no Equador, exige a libertação do ex-vice-presidente Jorge Glas e que lhe seja concedido salvo-conduto para que possa emigrar para o México.

Também pede o fortalecimento da fraternidade entre os povos de ambos os países e sua luta contra suas respectivas classes opressoras.

Abaixo o governo de direita de Noboa!
Pela unidade dos povos irmãos da América Latina e do Caribe!

Cidade do México, 9 de abril de 2024

Movimiento Socialista del Poder Popular, México.
Movimiento Esquerda Socialista – PSOL, Brasil.
Resistencia – PSOL, Brasil.
Poder Popular, Argentina.
Marabunta, Argentina.
Democracia Socialista, Puerto Rico.
Partido Revolucionario de las y los Trabajadores, México.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
FEPAL e Revista Movimento | 15 maio 2025

77 anos da Nakba: leia os editoriais da Revista Movimento e da FEPAL

Tragicamente inaugurada em 1948, a Nakba completa 77 anos no curso da "solução final" levada adiante por Netanyahu e Trump
77 anos da Nakba: leia os editoriais da Revista Movimento e da FEPAL
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza