Condenamos o ataque à Embaixada do México no Equador
Embajada-Mexico-2-1

Condenamos o ataque à Embaixada do México no Equador

Declaração das organizações membros da IV Internacional na América Latina

IV Internacional 9 abr 2024, 14:51

Foto: API

A violenta ocupação policial da embaixada mexicana no Equador na sexta-feira, 5 de abril, atacou dois princípios básicos da diplomacia e da convivência civilizada entre as nações: o princípio da inviolabilidade da sede diplomática e o direito de asilo para qualquer pessoa perseguida por sua maneira de pensar.

O presidente de ultradireita e neoliberal do Equador, Daniel Noboa Azín, apresentou dois pretextos para sua ação inaceitável: que agiu para executar um mandado de prisão contra o ex-vice-presidente Jorge David Glas Espinel por suposto desvio de dinheiro e porque o presidente mexicano o acusou de ser um “facho conservador”. Os dois motivos alegados não resistem à menor análise. O absurdo é tão grave que já foi condenado abertamente por todos os países do continente e até mesmo por amplos setores do povo equatoriano e seus representantes políticos e sociais.

O ataque de Daniel Novoa à embaixada mexicana tem dois objetivos. O primeiro é criar a imagem de um “homem forte”, inspirado no Bukele de El Salvador, diante de um plebiscito no qual ele pretende impor o pagamento por hora. A segunda é punir seu oponente Jorge Glass por fazer parte do correísmo, que ainda mantém uma presença eleitoral significativa. O ódio visceral de Daniel Noboa por Rafael Correa e pelos movimentos sociais desrespeita toda a ordem legal, local e internacional. Noboa faz parte de uma oligarquia de ultradireita sujeita aos ditames de Washington.

A IV Internacional condena a agressão contra a sede diplomática mexicana no Equador, exige a libertação do ex-vice-presidente Jorge Glas e que lhe seja concedido salvo-conduto para que possa emigrar para o México.

Também pede o fortalecimento da fraternidade entre os povos de ambos os países e sua luta contra suas respectivas classes opressoras.

Abaixo o governo de direita de Noboa!
Pela unidade dos povos irmãos da América Latina e do Caribe!

Cidade do México, 9 de abril de 2024

Movimiento Socialista del Poder Popular, México.
Movimiento Esquerda Socialista – PSOL, Brasil.
Resistencia – PSOL, Brasil.
Poder Popular, Argentina.
Marabunta, Argentina.
Democracia Socialista, Puerto Rico.
Partido Revolucionario de las y los Trabajadores, México.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi