Deputados do PSOL acionam PGR por fala de Mourão
Mourão

Deputados do PSOL acionam PGR por fala de Mourão

Senador usou as redes sociais para elogiar o golpe de 1964: “Incompatível com o Estado Democrático de Direito”

Redação da Revista Movimento 6 abr 2024, 08:00

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Saudosista da ditadura, o ex-vice-presidente e atual senador pelo Republicanos gaúcho, Hamilton Mourão usou as redes sociais para celebrar o golpe militar de 194 no último domingo (31).

“A história não se apaga e nem se reescreve, em 31 de março de 1964 a Nação se salvou a si mesma!”, escreveu o congressista,  que é general da reserva do Exército.

A exaltação ao golpe não passou despercebida pelos deputados do PSOL Glauber Braga (RJ), Fernanda Melchionna (RS) e Sâmia Bomfim (SP), que entraram com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) para que investigue suas falas. No entendimento dos parlamentares, Mourão exacerbou os limites da liberdade de expressão e, inclusive, a imunidade material por palavras ou opiniões.

“A afirmação publicizada na rede mundial de computadores não se trata de mera conotação de legítima oposição a uma força partidária ou ideologia, pelo contrário, representa o apoio e o enaltecimento a o golpe militar ocorrido em 1964, que impôs uma ditadura no Brasil durante vinte e um anos”, diz trecho do documento.

Os deputados ainda, destacam que “é incompatível com o Estado Democrático de Direito festejar um golpe de Estado e um regime que adotou políticas de violações sistemáticas aos direitos humanos e cometeu crimes, muitos deles até hoje impunes”, e que elogiar a ditadura afirmando que ela teria “salvado a Nação” é crime.

Fernanda, Glauber e Sâmia pedem, na representação, “a instauração do devido procedimento para apuração da suposta prática do crime”. Mourão não se manifestou.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão