Justiça nega pagamento de férias a Domingos Brazão
Domingos Brazão2

Justiça nega pagamento de férias a Domingos Brazão

Decisão atende a ação popular iniciada pelo deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ). Conselheiro do TCE é acusado de ser um dos mandantes da morte de Marielle

Redação da Revista Movimento 3 abr 2024, 14:49

Foto: Alerj

A titular da 2ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, juíza Georgia Vasconcelos, determinou o não pagamento das férias não usufruídas pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), Domingos Brazão. Um valor de R$ 581 mil foi acumulado entre 2017 a 2022, quando Brazão encontrava-se afastado do cargo devido a suspeitas de fraude e corrupção.

A decisão judicial, emitida nesta segunda-feira (1º), foi uma resposta a uma ação popular iniciada pelo deputado federal Tarcísio Motta Carvalho (PSOL-RJ) em 27 de março. Além disso, a juíza ordenou a notificação urgente do TCE, considerando a iminência do pagamento, “sob pena de responsabilização criminal”. O prazo estabelecido para o cumprimento da ordem judicial é de 24 horas.

Domingos Brazão foi preso em 24 de março, juntamente com seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil), e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa. Os Brazão são acusados de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, que também vitimou o motorista Anderson Gomes, em março de 2018. 

Investigação da PF apontou que Domingos Brazão, um dos envolvidos, tem longa relação com grilagem de terras e ação de milícias. Inclusive, uma das motivações do assassinato de Marielle seriam divergências sobre a regularização de territórios no Rio de Janeiro,

Em áudio enviado à imprensa, Tarcísio justificou a abertura da ação popular contra Brazão afirmando que “milícia se combate de todas as formas e em todos os lugares”. 

“Consideramos um absurdo que as férias que o Brazão não gozou porque estava preso sejam convertidas em pecúnia e signifiquem mais meio milhão de reais na conta dele. Isso não faz o menor sentido. Por isso, entramos na Justiça e, ainda bem, conseguimos impedir que mais esse absurdo acontecesse. É mais uma forma de enfrentar o poder econômico e político das milícias”, concluiu o deputado.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi