Milhares pedem queda de Netanyahu em Israel
87c2a388-7f4c-4724-b406-74ef0dbfa4b0

Milhares pedem queda de Netanyahu em Israel

Protestos foram registrados em Tel Aviv e Jerusalém. Pelo menos 16 manifestantes foram presos

Redação da Revista Movimento 1 abr 2024, 12:21

Foto: Amos Ben Gershom/Fotos Públicas

O final de semana foi marcado por protestos contra Benjamin Netanyahu em Israel. Manifestantes foram às ruas de grandes cidades como Tel Aviv, Jerusalém, entre outras, para pedir a libertação dos reféns na Faixa de Gaza e a renúncia de Benjamin Netanyahu. 

Em Cesareia, na costa de Israel, os manifestantes marcharam em direção à residência de Netanyahu, driblando barreiras policiais e chamando-o de “anjo da destruição”.Próximo à embaixada israelense na Jordânia, manifestantes pró-Palestina pediram o fim da guerra. Com bandeiras da Palestina e gritos de ordem, os protestos criticaram fortemente a condução do governo israelense na guerra.

Os participantes exigiram que o governo israelense faça a troca dos reféns por prisioneiros palestinos, desaparecidos desde o início do conflito com o Hamas em 7 de outubro do ano passado. Segundo o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, eles esperam que o Knesset, o Parlamento israelense, pressione o governo e exija a destituição de Netanyahu. Parte dos manifestantes também está clamando por novas eleições gerais. Os familiares alegam que o premiê está sendo negligente nas negociações.

A polícia usou canhões de água para dispersar os manifestantes. Pelo menos 16 pessoas foram presas sob a acusação de interrupção do trânsito e incitação ao terrorismo.

Na Jordânia

Em Amã, capital jordaniana – onde vivem 2 milhões de refugiados palestinos – também houve protestos ao longo de toda a semana passada. Segundo a Reuters, os manifestantes empunhavam cartazes com dizeres como “Amã-Gaza: um destino” e clamavam pela “abertura das fronteiras”.

Os protestos na Jordânia também foram reprimidos pela polícia, resultando em confrontos entre manifestantes e agentes. As autoridades alegaram que propriedades foram danificadas durante os protestos e, desde então, o governo jordaniano reforçou a segurança na zona fronteiriça com Israel.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi