Milhares pedem queda de Netanyahu em Israel
87c2a388-7f4c-4724-b406-74ef0dbfa4b0

Milhares pedem queda de Netanyahu em Israel

Protestos foram registrados em Tel Aviv e Jerusalém. Pelo menos 16 manifestantes foram presos

Redação da Revista Movimento 1 abr 2024, 12:21

Foto: Amos Ben Gershom/Fotos Públicas

O final de semana foi marcado por protestos contra Benjamin Netanyahu em Israel. Manifestantes foram às ruas de grandes cidades como Tel Aviv, Jerusalém, entre outras, para pedir a libertação dos reféns na Faixa de Gaza e a renúncia de Benjamin Netanyahu. 

Em Cesareia, na costa de Israel, os manifestantes marcharam em direção à residência de Netanyahu, driblando barreiras policiais e chamando-o de “anjo da destruição”.Próximo à embaixada israelense na Jordânia, manifestantes pró-Palestina pediram o fim da guerra. Com bandeiras da Palestina e gritos de ordem, os protestos criticaram fortemente a condução do governo israelense na guerra.

Os participantes exigiram que o governo israelense faça a troca dos reféns por prisioneiros palestinos, desaparecidos desde o início do conflito com o Hamas em 7 de outubro do ano passado. Segundo o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, eles esperam que o Knesset, o Parlamento israelense, pressione o governo e exija a destituição de Netanyahu. Parte dos manifestantes também está clamando por novas eleições gerais. Os familiares alegam que o premiê está sendo negligente nas negociações.

A polícia usou canhões de água para dispersar os manifestantes. Pelo menos 16 pessoas foram presas sob a acusação de interrupção do trânsito e incitação ao terrorismo.

Na Jordânia

Em Amã, capital jordaniana – onde vivem 2 milhões de refugiados palestinos – também houve protestos ao longo de toda a semana passada. Segundo a Reuters, os manifestantes empunhavam cartazes com dizeres como “Amã-Gaza: um destino” e clamavam pela “abertura das fronteiras”.

Os protestos na Jordânia também foram reprimidos pela polícia, resultando em confrontos entre manifestantes e agentes. As autoridades alegaram que propriedades foram danificadas durante os protestos e, desde então, o governo jordaniano reforçou a segurança na zona fronteiriça com Israel.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores