Embaixada do Brasil em Israel ficará vaga até a queda de Netanyahu
Frederico Meyer

Embaixada do Brasil em Israel ficará vaga até a queda de Netanyahu

Lula removeu o embaixador Frederico Meyer do posto, em gesto de contrariedade ao genocídio em Gaza

Redação da Revista Movimento 30 maio 2024, 14:35

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Depois de muito criticar as ações de Israel na Faixa de Gaza, o governo brasileiro tomou a primeira medida política contundente contra o país. Nesta quarta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transferiu o embaixador Frederico Meyer para o cargo de representante do Brasil na Conferência do Desarmamento da ONU, em Genebra. 

A representação brasileira em Tel Aviv está sem liderança e, segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o Brasil não deve indicar substituto para a embaixada do país até que a guerra termine e que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu saia do poder.

“Isso envia uma mensagem contundente sobre o nível de prioridade que o governo Lula atribui ao relacionamento com o governo israelense atual. Embora não rompa completamente os laços diplomáticos, esta medida destaca a insatisfação do Brasil com as políticas de Israel”, comentou o pesquisador do Observatório de Política Externa Brasileira (OPEB) da Universidade Federal do ABC, Bruno Fabricio Alcebino da Silva, à Folha.

Conforme o pesquisador, a medida é “um sinal diplomático de descontentamento e reprovação, refletindo uma estratégia deliberada para marcar posição no cenário internacional”. No último sábado (25), Lula voltou a criticar o governo Netanyahu.

.

“Queria pedir solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina pela irresponsabilidade do governo de Israel. A gente não pode se calar diante de aberrações”, disse..

Massacre

A declaração foi dada em meio a novo massacre promovido pelo exército israelense em Gaza, que teve entre os alvos um campo de refugiados, e que matou mais de 200 pessoas. Na segunda-feira (27), o Itamaraty afirmou que Israel está violando sistematicamente os direitos humanos.

Na semana passada, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu a prisão de Netanyahu por crimes de guerra.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi