Luciana Genro cobra de Eduardo Leite a aplicação imediata dos valores arrecadados via PIX
Doações, que serão administradas por ente privado, só serão empregadas depois que água baixar, anunciou o governador do RS
Foto: Ascom Luciana Genro
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ofício ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) solicitando que os recursos arrecadados pela chave Pix oficial SOS Rio Grande sejam imediatamente aplicados.O objetivo é reduzir a burocracia em sua execução divulgada inicialmente pelo Governo do Estado.
Na quarta-feira (8), Leite anunciou que as doações feitas via PIX para as vítimas das enchentes que atingem o estado não serão administradas pelo governo e, sim, para uma entidade privada, liderada pela Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul. Ele acrescentou que os recursos não seriam empregados neste momento de resgate, apenas no momento de reconstruir as casas e recuperar os bens perdidos na enchente.
“Uma vez decidida a forma de aplicação, são chamadas entidades sociais para que a gente possa fazer esse recurso chegar na ponta para as famílias, e ele vai ser priorizado para ajudar a reerguer as vidas das pessoas. Porque as pessoas vão precisar do apoio, vai ser o momento seguinte para reerguer as suas vidas”, disse Leite..
Luciana Genro diverge do governador tucano no emprego dos recursos ante a calamidade inédita no estado gaúcho.
“O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade sem precedentes, vivido pela população gaúcha de modo geral, é fundamental que os recursos cheguem o quanto antes em quem precisa. O governo precisa ter um planejamento para atender os socorristas e os desabrigados”, pontuou a deputada
O dinheiro doado através do pix do governo, que já soma mais de R$ 30 milhões, não foi utilizado até agora.