‘Não há saída para crise climática dentro dos marcos do capitalismo’
Porto Alegre submersa

‘Não há saída para crise climática dentro dos marcos do capitalismo’

Emergência climática é uma realidade. Não temos planeta B. Não há segunda chance quando se trata de corrigir a rota que estamos percorrendo

Prof. Josemar Carvalho 11 maio 2024, 14:00

Foto: Secom/PR

Não há saída para crise climática dentro dos marcos do capitalismo. O modelo de desenvolvimento pautado no estímulo desenfreado ao consumo e a exploração voraz sistemática do meio-ambiente, colocam o planeta numa encruzilhada.

O ano de 2023 foi o mais quente do planeta, que está em média 1,4°C mais quente em comparação ao período pré-industrial. Especialistas apontam que se alcançarmos o patamar 2°C, seriam catástrofes em série. 3°C seria o fim da civilização.

No Brasil, o ano de 2023 também foi o mais quente registrado pela série histórica. No país a média das temperaturas do ano ficou em 24,92ºC, sendo 0,69°C acima da média histórica de 1991/2020, que é de 24,23°C. No RS choveu o triplo da média para o período e o rio Guaiba alcançou altura recorde.

Em 2023, somente na Amazônia, foram desmatados 9.064 km quadrados de floresta, isso significa mais de mil campos de futebol. Só no Brasil são 1.253 espécies ameaçadas de extinção.

Não temos planeta B. Não há segunda chance quando se trata de corrigir a rota que estamos percorrendo!


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 15 jun 2025

Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater

Sobre "A Ascensão da Extrema Direita e o Freio de Emergência", novo livro de Roberto Robaina
Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza